Permuta de imóveis: o que é, como funciona e quais cuidados você deve ter com a troca de imóveis

Em meio às tradicionais negociações de compra e venda, há uma modalidade ainda pouco conhecida, mas que tem ganhado destaque no mercado imobiliário. A permuta de imóveis pode ser um meio de grande auxílio para quem tem vontade de se mudar para uma casa ou apartamento.  

O processo de colocar um imóvel à venda sempre exige tempo e paciência e em muitos casos os vendedores ficam ansiosos, pois dependem da venda do imóvel antigo para conseguirem se mudar para um novo lar. Entretanto, a venda propriamente dita não é a única maneira de conseguir um novo lugar para morar. Ainda com pouco destaque, mas já muito conhecida no mercado imobiliário de BH e região metropolitana, a permuta de imóveis tem sido uma ótima alternativa para quem não tem muito tempo e precisa adquirir um imóvel no curto prazo. 

Além de prática e vantajosa, a permuta também facilita a vida do vendedor, aumentando a quantidade de pessoas interessadas e também as possibilidades de venda do imóvel. E apesar de já existirem pessoas que optam por esse tipo de negócio devido a falta de tempo de esperar o processo de compra e venda, há também um número significativo que ainda não tem conhecimento sobre esse processo da troca de um imóvel pelo outro ou o repasse da diferença em dinheiro.

Por isso, a seguir você vai saber de forma detalhada como a permuta de imóveis funciona e os cuidados que devem ser tomados para que o acordo não traga dor de cabeça no longo prazo.

Navegue pelo conteúdo:

O que é permuta de imóveis?

A permuta de imóveis trata de um modo de obter um novo imóvel, trocando de bens ao mesmo tempo com outra pessoa. Não existe restrição quanto à modalidade do imóvel, podendo se tratar de casas, apartamentos, terrenos ou imóveis comerciais.

A permuta de imóveis também não exige que os valores entre as propriedades sejam equivalentes para a troca. Desse modo, é possível que a nessa troca exista uma compensação financeira acordada entre as partes envolvidas.

Como qualquer acordo legal é preciso que a troca de imóveis seja feita com segurança jurídica. Isso significa que ela é reconhecida como um processo legal. Assim, é preciso que as partes estabeleçam um acordo prévio, ressaltando os valores da transação. Para isso, deve haver uma avaliação de cada imóvel.

Como funciona a permuta de imóveis?

Ao contrário da compra e venda, a permuta de imóveis não demanda que o pagamento ocorra em dinheiro e sim por meio de bens equivalentes. Dito isso, já é interessante ter em mente que grande parte das permutas não ocorrem na troca por imóveis de mesmo valor, já que fatores como localização influenciam de maneira significativa no valor de mercado. 

Entretanto, há também a alternativa de liquidar uma possível diferença em dinheiro, sendo essa uma opção aplicada a qualquer tipo de imóvel, casa, apartamento, lote ou imóvel a ser construído. É possível até que se faça contrato de permuta de um lote para construção de um determinado condomínio em troca de unidades depois de finalizado o empreendimento. 

Existem duas maneiras simples de se realizar a permuta de imóveis:

  • por meio da troca de um ou mais bens com valor de mercado equivalente;
  • por meio da troca de um ou mais bens com pagamento de valor adicional (torna).

Dos tipos de contrato, os mais recorrentes e por consequência os que têm também maior chance de fechamento, são os que possibilitam ao vendedor receber além do imóvel, um valor em dinheiro que pode equivaler a 50% ou 60% do valor do imóvel acordado. Entretanto, embora haja casos em que que o percentual equivalente seja mais alto, neles também é mais difícil de se realizar o fechamento.

Quais são os bens que permitem o contrato de permuta?

Um imóvel sujeito a permuta é definido único e envolvendo tudo que possa ser incorporado por meio dele (natural e artificialmente) - como unidades habitacionais, galpões para organizações e construção de condomínios para instituições. Neste caso, há um tipo de contrato que pode ser feito dentre as seguintes opções:

  • casa ou apartamento já concluído ou para construir;
  • lote oriundo de desmembramento de terreno;
  • prédio construído com a finalidade de venda como unidade isolada ou autônoma;
  • unidade distinta de incorporação imobiliária;
  • terreno oriundo de loteamento;
  • terreno comprado para finalidade de venda, com ou sem construção.

Sendo assim, uma permuta imobiliária não pode envolver quaisquer outros tipos de bens e recursos, como ações, quotas ou veículos na negociação.

Guia do comprador

Como saber se o proprietário de um imóvel está aberto ao contrato de permuta?

Devido à falta de comunicação e até mesmo entendimento do contrato de permuta, o vendedor muitas vezes não expõe o seu interesse na permuta - o que não significa que ele não tem interesse nesse tipo de contrato. Ou seja, é interessante sempre perguntar antes, caso essa seja a sua escolha.

Os tipos mais comuns e que permitem maior facilidade de comercialização, são os que ocorrem em transações na troca, garantindo assim melhor liquidez ao proprietário. Sendo assim é necessário entender sobre o mercado e acima de tudo analisar a proposta exposta, já que um imóvel no "bairro x" pode parecer um excelente investimento, mas pode também não estar de acordo com a intenção do proprietário naquele momento.

Uma das maneiras mais eficazes de evitar contratempos é visitar e conhecer o imóvel que você pretende trocar pessoalmente. Afinal, em alguns casos você pode ver algo na foto que não condiz com a realidade - seja por causa da luz, ângulo e até de um photoshop.

E além de apenas visitar imóveis, é interessante trabalhar em paralelo com a venda do seu próprio. Ou seja, colocar o imóvel a venda e em conjunto visitar os que se encaixam no seu perfil. Assim você aumentar as suas chances e o que se concretizar primeiro permitirá uma melhor negociação. Além disso, deve-se prestar atenção no caso de permuta de imóveis, já que o contrato deve ser feito por escritura pública, sendo necessário constar a data da entrega dos bens e a responsabilidade pelo tributos.

No vídeo abaixo você confere dicas sobre como conduzir a negociação de uma permuta de imóveis. Confira!



Vantagens de fazer uma permuta imobiliária

Além de facilitar o processo de compra e venda de imóveis, entre as vantagens da permuta, a principal é a tributação. Quando não há compensação na permuta a negociação acaba isenta de tributação do imposto de renda, visto que na troca há o mesmo valor monetário entre os imóveis. O que acontece é que a Receita Federal enxerga o imóvel como o mesmo declarado pelo antigo dono, fazendo com que seja desnecessário o pagamento do tributo. 

Nos casos de torna, quando o cliente complementa a verba, o imposto deverá ser pago por quem recebeu o valor, que será proporcional. Ainda, há também a vantagem muito comum que é a da troca de áreas por imóveis construídos, pois muitas pessoas que possuem o terreno e podem esperar pela construção do imóvel levam mais vantagem ao fazer o contrato de permuta do que ao vender. 

Outro benefício do contrato de permuta é a independência de parcelas de empréstimos e financiamentos com juros elevados, além de menor burocracia devido ao tempo da negociação. Após a troca do imóvel, o atual dono do imóvel poderá fazer com ele o que bem desejar: poderá alugar, revender, morar ou até mesmo construir um novo empreendimento.

FAQ: Perguntas frequentes sobre permuta de imóveis

Como funciona o ITBI na permuta de imóveis

Como bem sabemos, sempre que realizamos a transferência de bens imóveis é necessário pagar o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). Assim, é necessário pagar essa taxa quando fazemos a permuta de imóveis.

Lembrando que o pagamento do ITBI nesse caso é feito para todos os imóveis envolvidos.
Normalmente, a base de cálculo do ITBI é o valor venal dos imóveis. Depois, basta multiplicar esse número pela alíquota do município em que estão os imóveis. Esse valor normalmente varia entre 2% e 4%.

Existe alguma restrição no contrato de permuta?

A resposta para essa pergunta é: sim! Se você quer vender por meio de permuta é necessário que você esteja com o imóvel quitado, já que o novo comprador não tem responsabilidade sobre isso.

Embora seja uma boa escolha, a permuta de imóveis não é uma transação simples, se tratando da negociação. Quando tratamos de uma transação, há a necessidade de conhecimento do que está sendo feito e uma comunicação clara de ambas as partes, de forma que a permuta não termine em um processo desgastante ou que alguma das partes se sinta lesada. Nessas situações é fundamental a ajuda de um profissional bem qualificado, sendo função do corretor intermediar os interesses e assumir a responsabilidade de uma negociação segura para ambos.

Logo, um fator primordial que envolve o contrato de permuta é que as duas partes saibam que os imóveis em questão são distintos e que possuem características diferentes, nem sempre como da forma que cada um quer. Nessa frente, caso realmente haja interesse, é necessário que as partes estejam dispostas a abrir mão de pontos que de outras maneiras seriam considerados imprescindíveis. Do contrário, a permuta de imóvel não será uma boa alternativa.

Para quem é indicado o contrato de permuta?

Um dos motivos que têm tornado o processo de permuta interessante é a dificuldade que alguns proprietários têm em vender, muitas vezes em virtude de crises econômicas. Além disso, sabe-se que muitos consumidores dependem de vender o imóvel que já possuem antes de comprar um novo, e isso acaba sendo encarado como um problema, já que esse é um processo que leva tempo.

Utilizando a permuta, sabe-se que esse tempo para a venda é reduzido e o processo de aquisição de um novo imóvel pode se tornar mais fácil. Dito isso, veja alguns de perfis de consumidores que podem se beneficiar com o contrato de permuta:

- um investidor que busca por imóveis com a finalidade de trocar os imóveis que já é dono, a fim de movimentar e diversificá-los;

- uma família que necessita trocar de região e pretende mudar a casa atual por um imóvel localizado no endereço futuro;

- um casal que gosta de ir muito para a praia e opta por oferecer o próprio imóvel como parte do pagamento de uma casa ou apartamento no litoral.

Imóveis que aceitam permuta em BH

A procura por imóveis que aceitam permuta tem sido tão alta em BH que a Casa Mineira resolveu criar um filtro próprio para auxiliar esse tipo de busca. Nos dias de hoje em nosso banco de dados temos centenas de opções que aceitam outro imóvel como parte do pagamento. Confira aqui todos os imóveis que aceitam permuta que estão cadastrados no nosso site e conte com a gente para fazer o melhor negócio possível!

apartamentos para comprar

62 respostas para “Permuta de imóveis: o que é, como funciona e quais cuidados você deve ter com a troca de imóveis”

  1. Alexandre Froes disse:

    Bacana , foi muito útil.a

  2. Sônia disse:

    qual a origem da permuta imobiliária?

    • Casa Mineira disse:

      Ei Sônia, obrigado pelo comentário!
      Essa é uma boa pergunta! Prometemos pesquisar a respeito, de qualquer forma, acreditamos que ela surgiu para aumentar as suas chances de encontrar o imóvel dos seus sonhos com a gente! 🙂

  3. Tiago Cruz disse:

    um imovel que ainda tem um valor a ser quitado.
    pode entrar como permulta?
    esse restante pode ser refinanciado com a aquisição do novo imovel?

    • Casa Mineira disse:

      Ei Tiago, obrigado pelo comentário!
      Respondendo a sua pergunta, Sim! Um imóvel com o saldo devedor em um banco pode entrar como permuta na negociação de um novo imóvel. Desde que haja condições negociais para isso. As opções são inúmeras como por exemplo:
      1: Quitação do saldo com a compra do imóvel de permuta pelo dono do imóvel que receberá a permuta com um novo financiamento.
      2: Quitação do saldo devedor com recurso próprio de uma das partes.
      3: Valor financiado um pouco maior pelo comprador do imóvel que servirá para quitar o saldo devedor
      4: Cláusula contratual que o vendedor do imóvel aceite o imóvel com o financiamento e assuma as prestações até a venda.
      São diversas opções que podem entrar na negociação, sendo feita uma análise de cada situação. Espero ter ajudado 🙂

  4. Fredy Telúrio disse:

    A modalidade de permuta pela legislação é considerado escambo, e como tal é considerado troca de bens e não envolve transação financeira.
    Apesar do Cresci definir a cobrança de corretagem no imóvel do comprador, que oferece um imóvel como parte do pagamento, a jurisprudência não entende dessa forma.
    A jurisprudência entende que não é devida a “dupla corretagem” e muitas vezes tripla corretagem em um mesmo negócio. Entende-se que a corretagem deva ser cobrada sobre o valor total da venda, como ética e moralmente deveria ser.
    Entretanto, nada impede, além de ser lícito e merecido, a cobrança pelos serviços prestados pelo corretor quando tiver que elaborar os trâmites processuais para transferência do imóvel do comprador para o corretor.

    • Casa Mineira disse:

      Olá Fredy, obrigada pelo contato.

      Não existe ilegalidade alguma na cobrança de comissão de corretagem em permuta. Está devidamente pela entidade de classe.

      SINDICATO DOS CORRETORES DE IMÓVEIS DO ESTADO DE MINAS GERAIS SINDIMOVEIS/MG TABELA REFERENCIAL DE HONORÁRIOS E SERVIÇOS

      III – PERMUTA E DAÇÃO EM PAGAMENTO Nas permutas e/ou dações em pagamento, os honorários serão devidos pelos respectivos proprietários, seja do imóvel vendido, bem como do(s) imóvel(is) dado(s) pelo comprador como parte de pagamento, incidindo sobre todos os imóveis envolvidos na transação, o mesmo percentual previsto no Item I (Venda).

      Esperamos ter esclarecido!

  5. Antonio Penna disse:

    Estou fazendo uma declaração de imposto de renda onde está lançado na declaração de meu cliente um Lote no valor de R$ 60.000,00. Ele fez um contrato de Permuta sem torna e foi construido um prédio no local. Ele ficou com um apartamento e uma loja. Registrou o apartamento no cartório e registro de imóveis no valor de R$ 300.000,00 e a loja no valor de R$ 200.000,00. Pergunto. Agora eu preciso baixar o lote e entrar com o apartamento e a loja. Qual valor eu coloco na declaração de imposto de renda referente a estes bens? Lembrando que é permuta sem torna. Se possível, tem como me enviar no email também a resposta? Meu email é [email protected]. Desde já agradeço.

    • Casa Mineira disse:

      Prezado Antonio, obrigada pelo contato.

      Essa dúvida foge da análise jurídica. É contábil. Como informar no IRPF. Mas acreditamos que ele na descrição do lote vai informar na discriminação que celebrou contrato de permuta com fulano de tal, CPF ou CNPJ, data. E o valor ele vai deixar zerado para esse ano.

      Depois ele vai ter que criar 2 campos para os imóveis, 1 para a loja e outro para o apto, escrever na ‘discrimnação’ a forma de aquisição, que advém da permuta celebrada om fulano de tal, CPF ou CNPJ, data. O valor será o de cada bem conforme informado por ele.

      Esperamos ter ajudado!

  6. Jacob Smith ᴹᴼᴰ disse:

    Hi guys! As part of our new giveaway, I am pleased to announce that we are giving away several FREE $250 iTunes giftcards to the users on our site! It’s amazingly simple, just send a text message RIGHT NOW to (307) 314-9917 before we’re out!

  7. Lélia disse:

    Como é paga a corretagem no caso de permuta?

  8. cleison disse:

    Boa tarde, estou pretendendo realizar uma permuta com um imovel sem envolver dinheiro. Ambas as partes não tem intenção de mexer na escritura dos imóveis de imediato, somente quando tiver melhor financeiramente. É possível pegar um modelo desses disponibilizados na internet e realizar a permuta somente fazendo uma autenticação em cartório? Queremos fazer da maneira menos custosa possível por enquanto.

  9. Guilherme disse:

    Boa tarde, é possível fazer permuta com um imóvel com débitos em iptu?

  10. Iolanda Maria Franzoni Conde disse:

    Boa tarde, sobre uma permuta sem torna, onde o proprietario do imovel a ser permutado usa moradia. Irá receber um apartamento em troca. Pergunto: enquanto este apartamento não for entregue terá que pagar aluguel em outro local. O representante da construtora disse em reunião que a mesma se responsabilizará pelo pagamento de um aluguel a ele até a entrega da chaves do apartamento. No entanto não colocou isto no contrato. Deve ser exigido que seja colocado essa condição em uma clausula, correto?

  11. Bom dia! Estou vendendo apto de 109 m no Barreiro, estou procura de adoro de menor valor, como faço para colocar a essa disposição. Obrigado!

  12. […] profissional é responsável por intermediar negociações de venda, compra, locação e permuta de imóveis residenciais e comerciais. Por meio do Curso técnico de Transações Imobiliárias, do Curso […]

  13. Jaqueline disse:

    Boa noite, tenho uma casa,que não paga agua nem luz tem outra em cima mais é da minha mãe, a minha casa tem 3 quartos 1 banheiro com piso ate perto do teto,cozinha também com piso ate perto do teto,e tem uma garagem, só que e mais para rua,aqui e um beco,a garagem fica do lado de uma barraca,mais e pertinho, saio do beco,vira a esquerda passa a barraca e chega na garagem.
    Quero sair daqui por problemas pessoas
    Quero uma casa com garagem e com 2 quartos que não pague luz nem água,
    Moro em nova Brasília, depois de vila de cava,nova Iguaçu RJ.
    Quero uma casa aqui perto pq meu esposo trabalha em vila de cava.
    Se formos pra muito longe ele não quer.

  14. Waldir Sousa disse:

    Estou querendo fazer uma permuta em lote de 1.370 mts quadrados em contagem bairro Cabral me disseram que só pode fazer 32 apartamentos o terreno está custando uma média de 2.600 quantos apartamentos que eles poderiam me oferecer obrigado espero resposta.

  15. Waldir sousa disse:

    As dicas são muito instrutivas obrigado

  16. Ariana disse:

    Boa noite,
    Estou vendendo minha casa no valor de 318.000, uma conhecida ficou interessada e fez uma proposta de dar o apto novo dela que está avaliado em 294,000 + 24,000 em dinheiro. Como ficaria a transferência dos dois imóveis,quem irá pagar o que?? Tenho essa duvida.
    Grata desde já.

  17. Qual seria a negociação boa prós dois lados em porcentagem…Juntamos dois terreno de 255 metros quadrados , localização valorizada com condução pro metrô, e comércio onde se compra de agulha, a carro ou casa…
    A construtora mandou proposta , fará 40 aptos de 40m quadrados, a parte oferecida foi 04 unidades por terreno, o que dá 20% … Está é a praxe de permuta?
    Devemos negociar mais unidades?

  18. Jorge disse:

    Boa tarde quero tirar uma duvida fiz uma troca de um apartamento usado,por uma casa usada tambem voltei uma diferenca ,ambos tem algumas avarias tenho que dar alguma garantia ou tambem ter alguma garantia em reparos que prescisem ser feitos nos imoveis trocados

  19. Sema Neves disse:

    Gostei muito das informações sobre Troca de Imóveis.
    Tenho uma casa no Bairro Céu Azul,comercialmente bem localizada e gostaria de trocar por casa (independente) em Buzios ou Cabo Frio, entre praias Geriba,Tucuns e Arraial do Cabo.
    Agradeço sua atenção.

  20. Jane Ferreira disse:

    Estou interessada em uma casa que a casa mineira está vendendo em Paripueira, estado de Alagoas. Não há um número de telefone de vocês. É já mandei email porém não obtive resposta. Gostaria de obter o contato do responsável pela venda da casa. O valor é 350 mil.

  21. Francy Viana disse:

    Bom, dei um carro em troca de uma casa. Os bens só irão ser passamos aos novos proprietários, qndo eu quitar o carro q é financiado.
    O proprietário da casa tem como voltar atrás do acordo ?
    Tudo isso registramos em cartório

  22. Francy Viana disse:

    Bom, dei um carro em troca de uma casa. Os bens só irão ser passados para nossos nomes , aos novos proprietários, qndo eu quitar o carro q é financiado. O proprietário da casa tem como voltar atrás do acordo ? Tudo isso registramos em cartório

  23. Thaís Braga disse:

    Nos casos dos contratos de permuta, também é ilegal, assim como acontece nos contratos de compra e venda a taxa de transferência?

  24. joana amorim disse:

    permuta de um sobrado em chácara

  25. Sergio disse:

    Quero vender um imóvel, como faço para colocar com a casa mineira?

  26. Jessica disse:

    Boa Tarde, Gostaria de adquirir um apartamento que ainda esta em construção e a construtura permutou com o dono do terreno.O dono do terreno que gostaria de vender o apartamento. Essa transação é possível, como posso me proteger e garantir que o apartamento quando for entregue seja meu?Considerando que só posso financiar com a Caixa quando o apartamento for entregue.
    Desde já grata. No aguardo.

  27. Luiz Jurandir Martins disse:

    Tenho a seguinte situação: empresa de investimentos imobiliários deu em permuta um apto e um box pelo valor de 950.000,00 mais 200.000,00 em reais e recebeu uma casa no valor de 1.150.000,00, apura resultado pelo lucro presumido, deve pagar os impostos , PIS, COFINS IRPJ e CSLL.
    O valor contábil lançado na contabilidade do apto e box é 500.000,00.

  28. Rosana disse:

    Boa a tarde
    Posso fazer permuta com imóvel com documento de gaveta?

  29. Henrique disse:

    Parabéns pelo conteúdo! Realmente a permuta de imóveis é uma forma mais ágil de comprar um apartamento, caso você já tenha um em seu nome.

  30. Bom dia aqui fiz uma pergunta com uma consultora gostaria de saber quanto tempo ela tem para me entregar o habite-se toda documentação para que eu possa me mudar para o apartamento novo no qual recebi em troca do meu lote!!!! Outra dúvida sou obrigada a mudar antes da documentação da Beats da prefeitura dá ok? Porque já tem a chave mas tenho muito medo de mudar lá para o apartamento porque não tem ninguém no prédio ainda só que a imobiliária quer e o construtor que eu mude antes do Habib’s !!! Porque estou em um aluguel na qual ela é obrigada a pagar para mim até a entrega da documentação porque ele me deu a chave porque ele já me entregou a chave mas eu quero esperar a documentação tudo legal porque está tudo no contrato. Muito obrigada aguardo a sua resposta

  31. João Roberto Corcino disse:

    Boa tarde. Pretendo fazer um negócio envolvendo uma Associação de Deficientes. Existe na matricula do imóvel da associação clausula de inalienabilidade, com exceção de permuta de bem de igual valor. Não há indicação de o bem deva ser imóvel ou móvel. A penas bem de igual valor. Tenho um imóvel com valor menor porém a necessidade da Associação é construir uma sede para atender as necessidades deles. Pensei em fazer a permuta pelo meu imóvel e contratar uma construtora para executar um projeto feito pela Associação. Então seria uma permuta de um imóvel mais a construção a ser executada por uma construtora da confiança da Associação que somaria o valor do imóvel ofertado por eles, Ou seja, seria uma forma de permuta de imóveis de igual valor.
    Como seria esse contrato e se teria amparo legal para mim e para a Associação. Agradeço a atenção.

  32. Rosineide disse:

    Por favor tenho uma duvida
    Troquei minha casa em otra mas a outra parte não quer entregar a casa o que fazer?

  33. Ola eu tenho uma casa k estou a pagar ao banco mas gostaria de mudar de região sera k posso fazer permuda?como estou pagando o imovel ao banco gosta de saber isso.muito obrigado

  34. Elton disse:

    Boa noite , me chamo Elton e gostaria de tirar uma dúvida. Em questão de herança, pode-se usar essa modalidade?
    Tipo minha mãe em vida comprou uma casa em um determinado local em seguida ela fez um documento de doação em meu nome e de meu irmão. Tempos se passaram fizemos uma casa no terreno , por vez ela vendeu a casa no qual ela morava deixando apenas a casa no qual construimos . Assim adquiriu outra casa em outro local, hoje ela está falecida eu e meu irmão queremos cada um ficar com uma casa sem precisar fazer inventário.

  35. Ivonete disse:

    Tenho terreno de esquina quitado documentado 5 quadra da praia de Itapoá SC para permuta 41991114730

  36. Bom dia, bastante esclarecedor seu texto, mas tenho uma dúvida, vou fazer a permuta com outro imóvel que valor de mercado se equivalem assim não tem torna, mas em valor venal o que estou pegando tem o valor venal o dobro do valor do meu, como devo proceder na questão de Imposto de ganho de capital, como lança isso na escritura e no IR? Grato.

  37. Daniel Gustavo Mattoso de Souza disse:

    Tem algum site que trate de PERMUTAS?

  38. Leandro laba disse:

    Permuta

  39. Cristina disse:

    Bom dia,
    Tenho um terreno de 390 m2 e a construtora disse que construiria 3 sobrados, mas que o meu percentual é de 26%. Achei muito baixo.
    Qual percentual normalmente se dá ao proprietário do terreno?

  40. Cristina disse:

    Bom dia,
    Tenho um terreno de 390 m2 e a construtora disse que construiria 3 sobrados, mas que o meu percentual através de permuta é de 26%. Achei muito baixo.
    Qual percentual normalmente se dá ao proprietário do terreno?

  41. Maria Conceição Araújo Ribeiro disse:

    Tenho um terreno campo Alegre depois de Piedade gerais quero vender ou trocar em outro terreno no rio manso.

  42. Lauro disse:

    Tem como fazer permuta de três imóveis entre três pessoas, sem que ninguém compre ou venda diretamente um para o outro.?
    A compra de C
    B compra de A
    C compra de B
    Grato.

  43. Lauro disse:

    Tem como fazer permuta de três imóveis entre três pessoas, sem que ninguém compre ou venda diretamente um para o outro.?
    A compra de C.
    B compra de A.
    C compra de B.
    Grato.

  44. Thiago Fernandes disse:

    Há um caso em que os permutantes (já inclusive fizeram e registraram o contrato de permuta) fizeram o referido acordo, mesmo com o imóvel de um deles, não sendo passível de desmembramento, segundo o plano diretor vigente à época. Neste caso, como deveria ter sido procedido? Ambos agiram de boa fé, são amigos, e provavelmente não terão problemas futuros, mas como deveria ter sido feito??

  45. Quem quiser eu troco o meu apartamento. Por lote ou casa. Dou volta financiada

  46. Paulo Roberto Domingos disse:

    Tenho uma situação que gostaria se possível que você pudesse me dar um esclarecimento. Sou cuidador da minha mãe que tem 90 anos e queremos fazer a permuta de nossa casa por um apartamento com torna.Minha dúvida é a seguinte. Meu pai é falecido e o inventário já foi concluída. São vários herdeiros e como eu sou o cuidador da minha mãe, todos concordaram com a permuta. O apartamento que receberemos e o valor de torna continua pertencendo a todos os herdeiros ou eu posso escriturar esse apartamento em meu nome é dispor do dinheiro da torna? Se puder me esclarecer fico muito grato

  47. Elisia Rejane disse:

    Como faço uma permuta com meu imóvel tudo certinho com escritura num valor de 350 mil por um de menos valor com contrato de compra e venda porq pretendo ter volta en dinheiro é posivel

  48. Paschoal disse:

    fiz um contrato de permuta de um imovel por tre aptºs sem torna, e no contrato nao fora mencionado que os aptº
    eram do tipo HIS2 . Quando na assinatura da escritura verifiquei que a minha renda não podia ser maior do que a estipulada na legislação, nao poderia vender e nem alugar, não assinei a mesma e gostaria de saber como proceder neste caso.
    fico no aguardo

  49. Hermes Barbosa Pacheco disse:

    Tenho que pagar gcap de um terreno colocado numa permuta, por valor superior ao declarado no IR!?
    Apartamento + terreno por uma casa.

  50. Adam disse:

    Otimo artigo, permuta é uma forma de negociação que deve ser bem planejada. É importante que as partes envolvidas avaliem cuidadosamente os bens a serem permutados.

  51. Mara Santana disse:

    Gostaria de saber mas sobre permuta de imóveis

  52. Josenilson da Silva Mariano disse:

    POSSUO UM TERRENO NO RIO DE JANEIRO, ÁREA NOBRE NO RECREIO ÁREA QUE MAIS CRESCE NA CIDADE MARAVILHOSA, 4 CONDOMÍNIOS AO REDOR SHOPPING A UM QUARTEIRÃO, EM FRENTE AO CÊ DE EVENTOS DO RIO DE JANEIRO E PRÓXIMO AO PARQUE OLÍMPICO, COM QUASE 17 MIL METROS QUADRADOS, E ME INTERESSEI NA PROPOSTA DO SEU SITE ✅ TENHO TAMBÉM 3 PRÉDIOS DE GRANDE PORTE EM MACAPÁ JÁ PELA METADE E MAIS DOIS COM AS FUNÇÕES PRONTAS INCLUSIVE UM E SHOPPING COM CONDOMÍNIO,,, ACREDITO QUE PODEMOS FAZER PARCERIA, FAVOR ENTRAR EM CONTATO NO WHATSAPP (91) 982319422

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *