Personal organizer: como esse profissional pode transformar seu lar

Você já ouviu falar em personal organizer? Esse profissional pode ser muito útil para quem deseja ter um lar mais organizado, mas não sabe por onde começar.

Um personal organizer fornece serviços de organização dos ambientes de uma casa. Com a ajuda correta é possível tornar o seu lar mais prático e funcional. Ele pode ser contratado por quem não sabe por onde começar na organização ou por quem não tem tempo para realizar essas tarefas.

Neste artigo vamos te explicar o que faz um personal organizer e como é sua forma de atuação para que assim você decida se precisa do serviço desse profissional. Confira!

O que é personal organizer

Personal organizer, ou consultor de organização em português é o profissional responsável pela organização de uma casa. Ele utiliza técnicas específicas para organizar um ambiente de maneira a atender às necessidades de seus clientes. Ou seja, esse profissional tomará decisões de organização com base na rotina de quem o contrata, visando sempre torná-la mais funcional e prática.

Um personal organizer pode atuar em diversas áreas, então se engana quem acredita que ele é um profissional apenas para a arrumação residencial. Esse consultor pode oferecer serviços para a sua empresa, após uma reforma, para sua mudança, para organizar as malas de sua viagem e até mesmo para quem precisa organizar pertences de um ente que partiu.

As vantagens de se contratar um personal organizer

Existem muitas vantagens em contar com o serviço de um personal organizer. Com a ajuda correta é possível ter mais conforto visual, além de tornar um cômodo mais prático e utilizável. Outras vantagens são:

Qualidade de vida

Lidar frequentemente com a falta de organização pode trazer malefícios para o dia a dia como a falta de concentração para realizar uma tarefa, dificuldade em iniciar atividades cotidianas sempre procrastinando e até mesmo aumentando o estresse. Com a ajuda de um consultor de organização é possível relaxar já que a responsabilidade da organização foi passada para outra pessoa, além de garantir maior praticidade na hora de executar tarefas simples. Tudo isso resulta em um aumento da qualidade de vida do cliente.

Otimização dos espaços

Essa vantagem se estende para além de quem mora em apartamentos compactos. Em muitas situações as pessoas moram em apartamentos espaçosos, mas não fazem bom uso desse espaço. Assim, um profissional de organização não vai apenas realizar a limpeza do ambiente solicitado, mas também vai ordenar cada item dentro dele otimizando os espaços.

Normalmente uma das técnicas utilizadas é a setorização dos espaços. Desse modo eles passam a fazer mais sentido, sem ter objetos jogados ou abarrotados. Apesar de parecer apenas uma simples organização tudo é pensado de modo a tornar cada espaço mais funcional para o cliente, simplificando a sua rotina. O único cuidado a se tomar é que após a organização você pode se sentir tentado a colocar mais objetos naquele espaço justamente pela impressão de que o ambiente “se ampliou”.

Tempo economizado

Na correria do dia a dia podemos acabar deixando objetos e pertences bagunçados pela casa. Isso acaba resultando em uma imensa perda de tempo quando vamos procurá-los, não é mesmo? O trabalho do personal organizer é justamente manter esses itens organizados de modo que você consiga encontrá-los com facilidade. Assim, a economia de tempo é uma das principais vantagens em se contar com o apoio de um especialista em organização. Economizar tempo procurando objetos nos dá mais possibilidade de despender esse período de procura em algo mais prazeroso.

Harmonização dos ambientes

Outro papel do personal organizer é conhecer cada ambiente da casa de modo a não só otimizar o espaço, mas distribuir os objetos de forma harmônica. Assim, é preciso desapegar daquilo que não é útil ou aceitar novos itens que vão trazer mais conforto e bem-estar.

Além disso, o personal organizer deve também desmistificar alguns conceitos de organização para que o cliente seja capaz de manter o trabalho feito. Assim, são apresentadas soluções que devem ser internalizadas na vida. Essa mudança afeta não só o dia a dia como a mentalidade do cliente, o que se reflete em uma harmonização maior da casa como um todo.

Como trabalha o personal organizer

Como dissemos, existem muitos benefícios em contratar um personal organizer. Mas antes de buscar o serviço desse consultor é interessante saber como funciona esse serviço e assim decidir se vale a pena ou não contratar o profissional indicado.

Consulta

Essa é uma parte fundamental do trabalho de um personal organizer. Nesse primeiro passo o profissional faz uma visita à sua casa para conhecer o ambiente e observar cada detalhe. Aqui ele vai analisar como é feita a utilização do espaço, quais elementos o compõem, qual o tipo de decoração e detectar os principais problemas. Só assim é possível propor soluções para o ambiente.

Além disso, é na primeira visita que o contratante vai conhecer o profissional e compreender se ambas as partes estão alinhadas em questão de expectativas. Esse vínculo garantirá que o consultor seja capaz de realizar um trabalho personalizado, focado nas necessidades de quem o contratou.

Orçamento

Após a visita o profissional vai apresentar ao cliente o seu orçamento. Nessa etapa o cliente é apresentado a todas as ideias que surgiram durante a visita. Elas são organizadas em uma proposta de serviço detalhada para que o contratante compreenda todas as intervenções que serão feitas.

Normalmente a proposta de serviço contém informações como quantos dias serão exigidos para a realização do serviço, quais as datas disponíveis para a sua realização além do tempo estimado de cada etapa. Além disso, a proposta também deve apresentar todo o planejamento do serviço e o mapa de como ele será executado.

Triagem

Após a aprovação do orçamento e da elaboração do plano de serviço, o consultor inicia um processo de triagem de todos os objetos do cômodo. Roupas, louças, alimentos, utensílios ou qualquer outro objeto são separados em categorias. Nesse momento é importante que o cliente esteja presente para interferir na categorização desses objetos. É aqui que acontecem os desapegos seja doando ou vendendo aquele que não é mais útil.

Organização

A etapa final é a de organização. Após todos os processos citados chega o momento de executar por conta própria suas técnicas de organização de armários e cômodos. Esse é o momento de otimizar os espaços de modo a entregar um ambiente prático e funcional.

Alguns profissionais oferecem ainda o serviço de etiquetação dos espaços. Isso facilita a localização dos objetivos e simplifica o dia a dia do cliente. Geralmente também é entregue um manual de consulta com todos os detalhes do ambiente.

Contratar um personal organizer pode simplificar o seu dia a dia

Contratar um personal organizer pode ser a solução para muitos problemas de organização. Contar com a ajuda desse profissional oferece diversas vantagens já que eles costumam atender às mais distintas demandas. Além disso, após a pandemia de COVID-19 alguns profissionais passaram a oferecer outras modalidades de serviço como o atendimento à distância.

Independentemente da forma com que você opte por contratar o consultor de organização é importante contar com um profissional de confiança e que esteja alinhado com suas necessidades. Certifique-se de que ele compreende a sua rotina e interação com o espaço a ser otimizado. Só assim é possível oferecer um serviço personalizado e realmente satisfatório.

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