Santa Efigênia
Central de vendas:0312536 9000
Central de locação:0313285 3005

Bairro Santa Efigênia

Belo Horizonte

HISTÓRIA

Dividido ao meio pela Avenida do Contorno, o Santa Efigênia é hoje um dos maiores (em área) e mais completos (em prestação de serviços) bairros de Belo Horizonte. É, também, dos mais antigos: tem a idade da capital mineira e sua história está diretamente ligada à construção do 1o Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, cujo prédio, em estilo neoclássico, permanece ativo até os dias de hoje na Praça Floriano Peixoto.

5184682709_3256a1ca41_b

 

No princípio, a construção se prestava a alojar os militares transferidos do destacamento de Ouro Preto, e isso fez com que o bairro ficasse conhecido pelo nome de “Quartel” – e tornou famosa na cidade o projeto do Conde de Santa Marinha. O tempo passou e os militares se tornaram menos numerosos na região, ainda que uma parcela significativa dos atuais moradores ainda estejam relacionados com as primeiras ocupações. Ainda assim, o bairro não se desfez das ligações com sua origem: o próprio nome Santa Efigênia, como o conhecemos hoje, é uma homenagem à santa padroeira dos militares.

Ainda que o militarismo seja uma fotografia do passado do bairro, o Santa Efigênia ainda tem, muito forte, as raízes de outra de suas originais ocupações: quando nos primeiros anos de BH como nova capital do estado, foi lá que se abrigaram os construtores da cidade planejada por Aarão Reis, tendo como principais moradores médicos, enfermeiros e funcionários públicos. Daí vem também um dos codinomes da região, dessa vez como “Área Hospitalar”.

O mais interessante é que, mesmo tendo 118 anos, o bairro se modernizou a ponto de hoje ser uma das principais escolhas de moradia da capital pela boa localização, qualidade de vida e prestação de serviços. Isso tudo sem deixar de lado o charme e a presente tranquilidade dos idos de sua construção.

 

PRINCIPAIS ATRAÇÕES

A localização do Santa Efigênia, bairro da região Centro-Sul da cidade, é uma das melhores: tem acesso privilegiado a importantes regiões de Belo Horizonte, como Centro, Floresta, Funcionários, São Lucas, Santa Tereza e Savassi, com saídas pelas Avenidas do Contorno, Brasil, Francisco Sales e Avenida dos Andradas.

Apesar de fazer parte de uma região nobre, seus custos imobiliários não são tão elevados quanto outros bairros que dividem a mesma área, o que faz com que o Santa Efigênia seja alvo de muita procura, tanto para moradia quanto para investimento.

 

QUALIDADE DE VIDA

No geral, o Santa Efigênia é muito residencial, mas isso não quer dizer que o bairro não tenha espaço para o verde – pelo contrário, um de seus principais atributos são suas praças e áreas para prática de esportes. Enquanto praças como Hugo Werneck e Marechal Floriano Peixoto têm espaços verdes com parquinhos e academias da cidade, sendo tanto áreas de lazer quanto pontos de encontro dos moradores, a Avenida dos Andradas conta com pista de caminhada e ciclismo. É comum vermos todos os dias, por volta das seis da tarde, dezenas de pessoas se exercitando a pé ou de bicicleta ou passeando com crianças e animais de estimação, o que estimula a convivência entre vizinhos.

Além disso, a região abriga a Área Hospitalar de Belo Horizonte, o que deixa os moradores muito mais tranquilos quanto ao deslocamento em momentos de emergência. Essa área é composta pelos maiores e mais importantes hospitais públicos de Minas Gerais, como o Pronto Socorro João XXIII, o Hospital Semper, o Hospital São Lucas e a Santa Casa, além do banco de sangue Hemominas.

Como a região se tornou um destaque para a área de saúde, diversos consultórios médicos, farmácias e laboratórios fazem parte da paisagem imobiliária local, o que deixa os moradores ainda mais perto de atendimentos de qualidade.

CULTURA, LAZER E TURISMO

Falando em saúde, no Santa Efigênia, um dos pontos turísticos para os apaixonados pelas ciências médicas é o Centro de Memória da Medicina, que fica na Avenida Alfredo Balena e expõe um rico acervo de laboratório, contando com instrumentos e equipamentos médicos, além de obras raras contidas em livros, periódicos, documentações e coleções pessoais de nomes importantes da medicina mineira. É um marco turístico e histórico não só para a cidade, mas para o desenvolvimento da medicina no estado, que começou com o nascimento, em 1911, da UFMG.

É na UFMG, também, que começa o tour pelos projetos arquitetônicos do bairro, que são muitas vezes tombados pelo Patrimônio Histórico, tanto municipal quanto estadual, cujo um exemplar é, justamente, a Faculdade de Medicina da universidade federal do estado. Além dela, fazem parte deste acervo em concreto o complexo arquitetônico da Praça Hugo Werneck, com seus jardins e monumentos, o 1o Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, que tem o tamanho de um quarteirão e a Maternidade Hilda Brandão.

8115799193_bb779e9850_k

Como em todos os bairros da cidade, o Santa Efigênia abriga uma bela igreja para profissões de fé – e, no caso dessa paróquia específica, não poderia ser diferente, já que o bairro tem nome da Santa. A Igreja Santa Efigênia dos Militares é um dos pontos mais marcantes e visitados da região, sendo constantemente procurada para solenidades de casamento e formaturas.

Mas a religiosidade, que remonta da construção do bairro há 118 anos, não é o que mais caracteriza o bairro. Vizinho do animado Santa Tereza, é impossível pensar em um Santa Efigênia sem tino para a boemia: basta visitar a Avenida Brasil à noite para entender que o bairro tem inúmeras opções de bares e restaurantes, onde se concentram os clássicos Paracone, para os fins de noite, e o Bar 41 (ou Brasil 41), um dos mais antigos bares de Belo Horizonte. Há também as opções mais requintadas, como a Pizzaria Floriano, na praça Floriano Peixoto, e os restaurantes italianos que sobem a Avenida do Contorno. Outra opção muito procurada por moradores de todas as regiões da cidade é o Chopp da Fábrica, que fica também na Contorno, próximo ao Hospital Militar, e funciona desde o almoço até a alta madrugada na maioria do tempo.

O bairro também tem opções de lazer que vão além do banquinho e do violão, uma vez que é cheio de casas de espetáculos, onde se destacam o Music Hall, na Praça Floriano Peixoto, os teatros Marília e da Maçonaria e o Centro de Cultura Nansen Araújo.

Há poucos anos, o Santa Efigênia ganhou o Boulevard Shopping, um dos maiores e mais completos complexos de compras de BH. Ele fica na Avenida dos Andradas, próximo ao Hospital da Unimed e da Praça Floriano Peixoto, e está em franca expansão, com megalojas de multinacionais como a Zara, que anunciou sua loja no shopping em 2016. O Boulevard tem as salas de cinema Cineart e foi o primeiro complexo de Belo Horizonte a receber uma sala IMAX, que potencializa a experiência do cinema com sistema diferenciado de som e imagem em uma tela gigante.

Nesse mesmo complexo que abriga o Boulevard Shooping, no Boulevard Corporate Tower há também o primeiro escritório da Google em BH, o único da América Latina focado em Engenharia.  

Se você é adepto da filosofia de que a diversão vem depois do estudo, não tem problema, pois o Santa Efigênia é também referência na educação e na cultura, muitas vezes em um único prédio. É o caso do Grupo Escolar D. Pedro II, cujo edifício é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAM) de Minas Gerais. Na divisa do bairro com seu vizinho Funcionários, os moradores ainda desfrutam de opções tão tradicionais quanto essa, de renome na cidade, como os colégios Arnaldo e Logosófico.

SERVIÇOS

Em um bairro que mescla o antigo e o moderno não pode faltar qualidade e diversidade na prestação de serviços – e, no Santa Efigênia, essa rede é bem ampla. Tudo o que se pode querer para uma vida moderna, em termos de infraestrutura, é ofertado no bairro, em suas principais ruas e avenidas.

Já falamos dos hospitais e de toda a rede de saúde que contempla farmácias e laboratórios, além de consultórios médicos dos mais variados, mas é possível encontrar no bairro serviços que visam à prevenção dos serviços clínicos, como sacolões (inclusive de alimentos orgânicos), açougues, padarias e floriculturas, que se espalham aos montes pelos bairros. O lazer, também importante, não deixa de se fazer presente, há bares, restaurantes e casas noturnas trazendo movimento econômico e social ao Santa Efigênia.

Para produtos que não são de primeira necessidade, como roupas e acessórios, o Boulevard Shopping atende bem às expectativas – e conta com uma megaloja do supermercado Carrefour dentro dele. O bairro também tem um supermercado Extra e uma loja Uai China, além de agências do Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Caixa.

Na Avenida Mem de Sá, uma das principais do bairro, também podemos encontrar posto de gasolina, supermercado, sacolão e açougue, e no entorno da Praça Floriano Peixoto, esses serviços também são achados com facilidade. Basta se estender um pouquinho mais pelos limites do bairro para encontrar novas gamas de serviços de primeira necessidade, restaurantes, bares, hotéis e toda a sorte de serviços que uma boa infraestrutura urbana pode oferecer.

TRANSPORTES

Pela BHTRANS, apenas uma linha sai diretamente do Santa Efigênia, a 9805 (Santa Efigênia/Renascença), mas isso não quer dizer que o sistema de transporte do bairro seja deficiente. Muito pelo contrário: justamente por estar tão bem localizado, o bairro é cortado por diversos ônibus que fazem linha na cidade, como o 9503 (Taquaril/Jaraguá) e o 9101 (Alto Vera Cruz/Santa Lúcia).

Além disso, muitas linhas passam pela região hospitalar, que dá vazão à diversas ruas internas do Santa Efigênia, tais como 33 (Estação Barreiro/Centro-Hospitais), 4031 (Santa Maria/Hospitais), 51 (Estação Pampulha – Centro – Hospitais), 62 (Estação Venda Nova/Savassi Via Hospitais) e 82 (Estação São Gabriel/Savassi Via Hospitais).

Como se ainda não fosse o bastante, a extensão do Santa Efigênia conta com duas estações de metrô: a Santa Efigênia e a Santa Tereza, que também atende a este bairro. Ambas têm saída para a Avenida dos Andradas e é uma ótima opção para quem se desloca do Eldorado ao Vilarinho, passando pelo centro, principalmente se trabalha na Cidade Administrativa e arredores – uma vez que da Estação Vilarinho, a última de uma das pontas da linha, é possível encontrar transporte facilitado para a sede do governo.

Compra e aluguel de imóveis no bairro

Quer comprar, alugar ou vender um imóvel no Santa Efigênia? Então a sua melhor opção é a Casa Mineira. Conheça a filial responsável pelo bairro:

 

Unidade Cidade Nova

POR QUE VALE A PENA?

O Santa Efigênia é um bairro completo, em toda sua essência. Literalmente, não lhe falta nada. Tudo o que podemos pensar de um bairro, o Santa Efigênia tem, às vezes até em números excepcionais (como é o caso do atendimento médico). No quesito imobiliário, é possível encontrar de tudo no bairro: desde prédios antigos, tombados pelo patrimônio, até casas do início do século passado que dividem espaço com prédios modernos e exuberantes. É um lugar bacana de se viver e também de se trabalhar, com excelentes opções de salas, antigas ou recém construídas, para todos os tipos de empresa.

Afinal, o Santa Efigênia já tem tudo, mas isso não significa que o bairro não queira muito mais.

É interessante perceber que, por lá, os moradores pouco mudam; quem já passou um tempo no bairro não quer mais sair de lá, dado o conforto e a praticidade de se viver em um lugar que divide o antigo e o moderno com tanta elegância e, até, jovialidade. São nos bares, nas novas famílias, nas praças repletas de gente que se preocupa com a saúde e a longevidade que vemos um cenário que se reinventa e, por isso, nunca envelhece.

O Santa Efigênia é, hoje, uma grande comunidade de pessoas que têm como prioridade o bem estar e o bem viver. O bairro é tranquilo, e não só por ter um batalhão de polícia do tamanho de um quartel em suas imediações, mas também por contar com gente boa, prestativa e amigável dividindo o espaço urbano sob a política da boa vizinhança. É desses bairros que, apesar de ser de cidade grande – e ter infraestrutura de cidade grande –, você muito provavelmente será conhecido pelo nome dentre seus vizinhos e alguns comerciantes mais próximos da sua casa.

É nessa aura de amizade e conforto que o bairro se valoriza cada vez mais, a cada ano que passa. Por isso, a dica é escolher logo seu imóvel no Santa Efigênia, antes que você fique sem ele. Os 118 anos do bairro garantem que ele ainda terá uma longa vida pela frente, e ela com certeza será de muito receptividade.

Guia de bairros vizinhos do Santa Efigênia

15

_