Seguro Fiança: A opção para alugar um imóvel sem fiador

Alugar um imóvel sem fiador tem se tornado uma prática cada vez mais comum  no mercado imobiliário. Afinal, agora, é possível utilizar outras modalidades de garantia que são além de seguras para o proprietário, mais práticas e ágeis para o inquilino.

Dentre essas modalidades, a mais frequente é o Seguro Fiança. De acordo com um levantamento realizado em nossa base de imóveis, o Seguro representa quase 30% dos contratos de locação, ficando atrás apenas do Fiador, com aproximadamente 50%.

Como funciona o Seguro Fiança?

O Seguro Fiança é realizado por uma Seguradora que garante, dentro dos termos em contrato, o pagamento do aluguel e encargos ao proprietário em caso de inadimplência.

O valor do seguro é definido de acordo com a análise realizada e pode variar conforme a imobiliária e a própria seguradora, devendo ser renovado a cada 12 meses.

Quais as vantagens para o Inquilino?

  • Dispensa a necessidade do fiador;
  • Maior agilidade na análise e liberação do contrato;
  • Possibilita o parcelamento em 12 vezes ou em até 6 vezes sem juros no cartão de crédito;
  • Permite descontos progressivos nas renovações;
  • Fornece assistência 24 horas para consertos emergenciais e instalações gratuitas, além de descontos em transportadoras.

Quais as vantagens para o Proprietário?

  • Garante o recebimento do aluguel e encargos em caso de inadimplência;
  • Fornece assessoria jurídica para ação de despejo por falta de pagamento;
  • Mais uma opção de Garantia para aumentar as chances de alugar o imóvel com agilidade.

 

Seguro Fiança para alugar um imóvel sem fiador
 

No mercado, cada seguradora tem critérios próprios para a avaliação de crédito. No entanto, como regra geral, o inquilino deverá possuir renda comprovada superior a 3 vezes o valor do aluguel e encargos. A boa notícia, é que essa renda pode ser composta por até três pessoas, moradores, ou não do imóvel.  

Leia mais: 9 passos para alugar um imóvel

Ainda assim, é importante atenção ao contratar o seguro fiança, pois os preços podem variar consideravelmente. Em BH, só a Casa Mineira tem uma condição especial com a  Porto Seguro, 1,5 aluguéis e a possibilidade de dividir em até 12 vezes, ou 6 vezes sem juros no cartão de crédito. Além disso, você poderá fazer parte de um clube de benefícios e ganhar descontos em eventos culturais.   

 

Assine nossa newsletter!

Receba em sua caixa de entrada as melhores dicas para comprar, vender e alugar com inteligência em BH.