Serra
Central de vendas:0312536 9000
Central de locação:0313285 3005

Bairro Serra

Belo Horizonte

 

HISTÓRIA

Um bom geógrafo sabe que em Minas não temos, fundamentalmente, montanhas – pelas quais o estado é mundialmente famoso. O que não falta por aqui são serras, tantas e tão grandes que fazem parecer que, em um estado sem mar, existe um mar de montanhas… e daí vem o “apelido carinhoso” das Gerais. São serras, como a Serra do Curral, que abraça a cidade de Belo Horizonte e é cartão postal de uma de suas pontas; ponta essa que, não sem propósito, abriga o bairro Serra que, com sua história e comunidade, contam muito da vida da própria capital mineira.

 

10948865816_64f2e06246_z

 

Para começar, há registros de que ali mesmo, no Serra, BH tenha começado, dando os seus primeiros passos em direção à sua futura identidade de cidade grande que se parece com uma cidade do interior. Estava no plano original de Aarão Reis, “arquiteto” da capital, ser um lugar destinado basicamente a chácaras, porém, com a inauguração do Colégio Sagrado Coração de Maria, na década seguinte, os moradores começaram a tomar um novo perfil, e as casas se espalharam pelo alto da serra, rumando a paisagem de chácaras para fotografias com mais casas populares em meio ao verde dos pés do Curral. E, aí, com construções que começaram a ser cada vez mais exorbitantes, o bairro começou a tomar contornos promissores de bairro nobre, especialmente com a criação do Olympico Club, em 1948, e do Minas II, em 1970.

No Serra, cujo nome vem do Córrego da Serra, principal córrego de abastecimento da cidade, com nascente situada no atual Parque das Mangabeiras, podemos encontrar dois extremos, duas cidades vivendo em uma só. Em um dos extremos, temos um bairro nobre de classe média-alta, bem localizado na região Centro-Sul de BH, com grandes casas e prédios de alto padrão, empresas de grande porte e excelentes escolas, sem contar os clubes supracitados. No outro extremo, temos o Aglomerado da Serra, formado por seis comunidades, sendo o berço de uma das rádios mais antigas do Brasil: a Rádio Favela, que nasceu em 1981.

Esse primeiro extremo, caracteriza-se como um bairro amigável que exala cultura, história e tranquilidade, que pode ser, facilmente, o seu próximo endereço.

PRINCIPAIS ATRAÇÕES

O bairro Serra está muito bem localizado aos pés da Serra do Curral, do Parque Municipal das Mangabeiras e às margens da Avenida Afonso Pena, o que garante bom deslocamento por, praticamente, toda Belo Horizonte. Também vizinho do bairro Mangabeiras e da Avenida do Contorno é considerado um bairro de classe média-alta, pelo alto padrão de suas construções, pelo preço comercial da sua própria localidade e, também, por sua vizinhança. Juntos, os bairros foram incluídos como Áreas de Diretrizes Especiais na lei de Uso e Ocupação do Solo de Belo Horizonte com limites altimétricos para suas construções, no intuito de preservar a vista da Serra do Curral, que emoldura a cidade e traz ainda mais beleza ao bairro. Em uma de suas pontas, consegue fazer contato direto com o bairro Santa Efigênia, dando ao morador maior possibilidade de deslocamento para a região Nordeste da capital.

QUALIDADE DE VIDA

Por ser um bairro majoritariamente residencial, e pelo bônus de estar aos pés da Serra do Curral, o Serra tem um ambiente tranquilo de se viver, longe dos altos índices de poluição do centro urbano. É vizinho, também, do Parque Municipal das Mangabeiras, que possui a maior área verde da capital, garantindo a leveza de morar em um lugar bem arborizado. Essa proximidade permite que o bairro tenha um clima bastante agradável e uma prazerosa sensação de ar puro.

O bairro é um retrato do que vemos em grande parte de Belo Horizonte: tem um relevo acidentado e seus altos e baixos lembram recantos interioranos dentro do espaço da capital. É um lugar tranquilo e com muitos escapes para uma boa caminhada, caso o exercício físico seja a sua prioridade. Para cuidar do corpo, é possível encontrar bem pertinho boas opções de academias de ginástica, como o Studio Rubini Trainning, a Alta Energia e o Trilha Delas Studio Fitness.

Para as crianças é possível encontrar ótimas opções de creches e centros de educação infantil. Alguns nomes são Creche das Rosinhas, Casa da Criança e Centro de Educação Infantil Miudinhos. Existem, também, boas opções para adultos e crianças no que se refere à escolas de idiomas, com empresas como Luziana Lanna, Uptime e Taz Idiomas.

CULTURA, LAZER E TURISMO

O Serra pode ser considerado, um bairro de educação, lazer e fé. Nele, se encontram escolas particulares bem tradicionais de Belo Horizonte, como o Instituto Versalles e o Colégio da Serra. Há também templos religiosos como a Igreja Evangélica da Confissão Luterana, além da Paróquia São João Evangelista e a Paróquia Santana, essa última fundada no bairro em 1936. Para os amantes da Boemia, os bares Estabelecimento Bar, Zé Pretinho, Bar do Salomão (parada obrigatória para torcedores do Clube Atlético Mineiro), Borracharia Gastrobar, Chuck Wash (reduto alternativo de motociclistas) e No Arco da Lapa, são os principais pontos de encontro dos moradores.
Parada obrigatório para um Happy Hour,  o restaurante Taberna Baltazar está instalado em uma casa antiga , decorada com elementos que remetem à colonização portuguesa, como xales, mapas, cerâmicas , toalhas xadrez e muito verde e vermelho o que faz jus ao proposito da culinária oferecida – a Portuguesa. Com mesas na calçada e cardápio recheado com petiscos e pratos típicos de Portugal, o Taberna Baltazar serve, sempre no último sábado do mês, uma “Sardinha na Brasa”. Sucesso da região, é preciso reservar com grande antecedencia.

SERVIÇOS

Ainda que seja um bairro bastante residencial, o Serra possui toda a estrutura comercial necessária para seus moradores com padarias, supermercados e farmácias, além de agências bancárias e outros serviços de primeira necessidade. Além disso, os bairros vizinhos também ajudam a alimentar o Serra com tudo o que é necessário para a vida em uma metrópole, como hospitais, centros de atendimento médicos, complexos de compras, como shopping centers, dentre outros. Nesse quesito, tem trânsito facilitado para centros de compras como o Pátio Savassi, o BH Shopping, no Belvedere, e o Boulevard Shopping, no Santa Efigênia.

No próprio bairro e em suas redondezas, o morador pode encontrar supermercados como Epa, MartPlus, Super Nosso (na Afonso Pena), GranVictoria, na Avenida Bandeirantes (perto da Praça da Bandeira), além de uma vasta opção de sacolões. Lojas de conveniência também são de fácil acesso no Serra, como Corujão Conveniências e Cida Maison.

Para serviços de saúde, é um bairro repleto de possibilidades, com vários consultórios médicos às margens da Afonso Pena e da Avenida do Contorno – perto de hospitais de renome e qualidade dentro de BH, como o Life Center, na Avenida do Contorno, e com fácil e rápido acesso ao Vila da Serra e Biocor, em Nova Lima. O bairro também conta com boas opções de drogarias, como Araújo, Pacheco, Droga Raia e várias farmácias de manipulação, além da Farmavet, de medicamentos veterinários, e uma unidade do laboratório Hermes Pardini.

 

TRANSPORTE

Por estar às margens da Afonso Pena, a possibilidade de transporte por BH torna-se praticamente ilimitada, uma vez que a avenida dá acesso aos mais diferentes bairros da cidade – além de contar com o táxi lotação, que a percorre de ponta a ponta, dando ainda mais possibilidades a quem quer se locomover do Serra para outros bairros.

Além disso, dentro do bairro passam diversas linhas de ônibus que podem deixar o passageiro ainda mais perto de casa. São elas as linhas 2102 (Gameleira/Serra), 2151 (Vista Alegre/Serra), 4102 (Aparecida/Serra), 4107 (Alto Caiçara/Serra) e 9106 (Sagrada Família/Serra).

Os horários de pico para fora do bairro são de manhã e na hora do almoço, e na volta para o trabalho, no começo da noite. Já o trânsito dentro do bairro é bem tranquilo e sinalizado.

Compra e aluguel de imóveis no bairro

Quer comprar, alugar ou vender um imóvel no Serra? Então a sua melhor opção é a Casa Mineira. Conheça a filial responsável pelo bairro:

Unidade Anchieta

 

POR QUE VALE A PENA?

Com a expansão das cidades, é difícil encontrar nos dias de hoje, um lugar como o Serra, que seja aconchegante ao mesmo tempo em que é bem localizado e com um promissor futuro imobiliário, para o caso de investimento. A busca se torna ainda mais complicada se quisermos tudo isso em um lugar com boa prestação de serviços.

O Serra vale a pena justamente por isso: possui todas as comodidades e muito mais, superando expectativas – sendo, de longe, uma boa escolha tanto para morar quanto para investir.

O bairro é tranquilo, sem muita movimentação, a não ser pelas opções de lazer nos fins de semana, e ainda liga seus moradores aos melhores locais de passeio, compras e cultura de BH. Está, como já dissemos, aos pés da Serra do Curral, e do Parque das Mangabeiras, está a um “morrinho” de distância do Palácio das Artes, no coração da Afonso Pena, oferecendo ao seu morador, de maneira mais fácil e rápida acesso, tudo aquilo que os moradores podem desejar.

Assim, fica fácil escolher esse como o novo lugar para morar: ele já é naturalmente valorizado e fica ainda mais atraente quando encontramos a possibilidade de ter tudo ao alcance das mãos em pouquíssimos minutos, de carro ou ônibus. Essa é uma grande vantagem para um bairro de cidade do tamanho de Belo Horizonte, com todas as rotas da capital mineira, cuja maioria geralmente se abarrota de carros nos horários de rush e torna impossível deslocamentos em tempo hábil.

O Serra apaixona não só pelo charme, mas também pela tranquilidade, pela praticidade, pela facilidade de acesso aos melhores serviços da cidade e por muito mais. Mas, é claro, o aconchego é o grande diferencial desse que foi um dos primeiros bairros de BH.

Guias de bairros vizinhos do Serra

15