Siga estes 5 passos e o seu lote, certamente, atenderá suas expectativas

Não importa se o seu interesse é uma casa, apartamento ou um loteamento para compra. Se você vai fazer um investimento de alto valor, a primeira coisa a se fazer é avaliar o potencial de valorização.

Muita gente se pergunta sobre como escolher um lote para comprar. Será possível identificar uma boa oportunidade? A resposta é mais simples do que parece.

O desejo de construir uma casa exatamente como planejado é o principal motivo pelo qual as pessoas optam por investir em um loteamento. Porém, se a ansiedade falar mais alto, esse propósito pode se transformar em uma tremenda dor de cabeça.  

Em meio às ofertas aparentemente atrativas, muitos compradores são seduzidos a investir todo o seu dinheiro na compra de um lote que pode estar com uma série de irregularidades ou que possua algum entrave junto à prefeitura.

Difícil imaginar como identificar estas armadilhas? Abaixo, selecionamos 5 passos para garantir que você não caia em nenhuma cilada e, acima de tudo, encontre uma oportunidade que atenda às suas expectativas:

1 - Como identificar a valorização de um lote para compra?

Não importa se o seu interesse é uma casa, apartamento ou um loteamento para compra. Se você vai fazer um investimento de alto valor, a primeira coisa a se fazer é avaliar o potencial de valorização.

Fique tranquilo! Não é preciso ser nenhum expert no mercado imobiliário para conseguir essas informações.

Basta dar uma voltinha pela região e pesquisar como é (ou pretende ser) o comércio local. Conversar com vizinhos e comerciantes, por exemplo, é uma ótima forma de obter essas informações.  Há previsão para outros empreendimentos, linhas de ônibus, metrô, faculdades ou shoppings próximo ao imóvel de análise?

Com alguns minutos de bate papo e uma rápida busca no Google, você poderá avaliar se comprar o lote é realmente uma boa opção.

2 - Documentação

Antes de qualquer negociação, verifique se o espaço está registrado de acordo com as normas da Prefeitura. Confira nas certidões de propriedade, negativa de ônus e alienação se há alguma irregularidade e se o proprietário que consta na documentação é o mesmo que está vendendo. Atente-se sobre a localidade - é uma área de proteção ambiental ou nascente? No geral, a legislação impede que essas sejam ocupadas.

Mas calma! Se você está pensando onde conseguir a maior parte dessas informações, o  Cartório de Registro de Imóveis é a resposta.

Para se ter uma ideia, a matrícula, é uma espécie de certidão de nascimento do bem e te dará informações como idade do lote, antigos donos e se há possíveis situações impeditivas à venda.

É claro que, contar com a ajuda de uma empresa sólida e de ampla experiência no mercado pode minimizar (e muito) os riscos, afinal, é sempre importante a realização de  uma busca detalhada sobre a situação do lote que está prestes a adquirir. Uma imobiliária com Know Hall de mercado irá analisar e conduzir qualquer necessidade de regularização (quando possível) para a compra adequada e juridicamente saudável.

3 - A compra do lote atende suas expectativas?

Ainda que não tenha iniciado as visitas, tenho certeza que você já consegue visualizar como a sua casa vai ficar depois de construída, certo? Agora, pense na frustração de não tirar o seu projeto do papel mesmo depois do lote comprado.   

O Plano Diretor de BH, Lei n° 7.165/96, determina qual o tipo de construção pode ser realizada em determinada área. Em algumas regiões, o plano limita a altura e a quantidade de andares que o imóvel poderá ter.  

Por isso, saber se há alguma restrição quanto a construção antes de assinar o contrato, pode ser decisivo para garantir a sua satisfação com a compra.   

 

lote para comprar

 

4 - Abra sua mente para o novo, literalmente!

Não é novidade que empreendimentos e bairros em ascensão possuem preços mais acessíveis que os já tradicionais ou requisitados.

Em Nova Lima, segundo a base da própria Casa Mineira, regiões como o Alphaville, dispõem de um grande número de lotes a venda, porém, para alguns, o custo é mais elevado.  

Por isso, dependendo do seu orçamento, amplie o raio de busca e esteja aberto a considerar a compra em novos bairros que não o pensando inicialmente, ou mesmo em regiões próximas. O mais importante é não ficar preso  às ideias iniciais e ter base para comparação.

Porém, lembre-se do que destacamos no primeiro tópico deste artigo e avalie o potencial de valorização antes de fazer qualquer condição de compra.  

Outro ponto importante é que, na maioria das vezes, estes novos empreendimentos possuem,  além de preços mais acessíveis, uma metragem superior ao esperado.

5 - Lote Financiados

Por último e não menos importante. É necessário se atentar às modalidades de financiamento disponíveis para a compra do lote. No geral, as taxas de juros são mais altas que as trabalhadas para um imóvel já pronto.   

Apesar da diferença não ser relativamente grande, por se tratar de um financiamento a longo prazo, isso pode interferir no seu orçamento.  

Por isso, vale a pena consultar as opções disponíveis e refazer os seus cálculos:

 

  • Crédito Imóvel Próprio

 

Para quem pretende financiar um lote com valor inferior a R$ 200 mil, o Crédito Imóvel Próprio da Caixa permite dividir em até 240 meses. Além disso, para correntistas que já tiveram um imóvel quitado ou financiado pelo banco, é possível financiar até 60% variando de acordo com o tipo escolhido.

 

  • Carta de Crédito SBPE

 

A Carta de Crédito SBPE, permite financiar terrenos acima de R$ 200 mil com valor mínimo equivalente a 50% do preço. O prazo para pagar é de 18 anos ou 216 meses.

Fique atento a uma questão: As parcelas do seu financiamento não podem ultrapassar 30% da sua renda familiar.

Viu só! Investir um tempo maior na visita e conhecer de verdade o lote que está pensando em comprar é a melhor maneira de fazer um bom investimento. O seu bolso e os projetos  futuros vão agradecer.

Mas, não se esqueça! Para maior tranquilidade e segurança, conte com o auxílio de uma imobiliária de respaldo.

 

Assine nossa newsletter!

Receba em sua caixa de entrada as melhores dicas para comprar, vender e alugar com inteligência em BH.