Sobrado: saiba o que é e se vale a pena morar em um

Você já pensou nos benefícios de morar em um sobrado? Conheça mais sobre essa construção neste artigo.

Em linhas gerais a expressão sobrado é bem simples. Ela é utilizada para denominar construções que tenham dois ou mais andares. Muito conhecidos como duplex ou tríplex, essas construções são queridinhas no mercado imobiliário e muito requisitadas no ramo residencial.

Dentre os muitos atrativos de um sobrado está a possibilidade de ter cômodos maiores devido ao andar superior. Por isso a procura por esses empreendimentos têm crescido cada vez mais, principalmente por famílias mais numerosas. Para entender melhor o que caracteriza um sobrado e as vantagens de morar em um continue lendo.

O que é um sobrado

Um sobrado é uma construção com dois ou mais andares. Na maioria dos lugares são chamados de duplex ou tríplex e estão disponíveis para venda ou locação. A sua principal característica diz respeito à metragem do terreno, já que mesmo os menores lotes podem ser transformados em uma casa grande e aconchegante com mais um andar.

A expressão sobrado surgiu de forma orgânica para se afirmar como tipologia de imóveis nas cidades de Minas Gerais durante o ciclo do ouro. Na época, as construções eram feitas especialmente em locais altos, no nível mais elevado das ruas. Desta forma, “sobrava” um espaço na parte baixa, que logo passou a ser utilizado como piso térreo. Por isso o nome Sobrado.

Hoje em dia, qualquer construção com mais de um piso pode ser chamada de sobrado e é uma ótima oportunidade de ter cômodos maiores em casa, justamente devido ao andar superior. Esse é um tipo de construção muito procurado por famílias numerosas. Eles permitem também a criação de áreas de lazer e espaços para receber visitas de forma mais confortável.

As vantagens de construir um sobrado

Construir um sobrado traz muitas vantagens principalmente quando pensamos em sua versatilidade. Apesar de ser mais comum no âmbito residencial, ele também se mostra como uma opção comercial. Uma microempresa com cerca de 15 a 20 funcionários, por exemplo, pode encontrar em um sobrado o lugar perfeito para abrir seu empreendimento.

Outra vantagem é que esse tipo de residência pode ser facilmente adaptado para multiuso. É possível usar o térreo para abrir um negócio específico, enquanto o segundo andar serve de residência. Uma forma de economizar nas despesas e ainda investir no mercado. 

Além disso, o aproveitamento da metragem é outro benefício. Você pode ter mais um pavimento superior e planejar cada um deles para ser o que deseja. Caso tenha condições de investimento, alguns sobrados com mais de três andares possuem até elevador, tanto para facilitar o acesso aos pavimentos quanto para oferecer acessibilidade. Contudo, lembre-se que esse projeto pode não ser tão barato, então é importante lembrar-se de conhecer bem o seu orçamento.

Ademais, ao investir em um sobrado, saiba que você terá maior valor agregado no imóvel. Isso significa que a sua chance de valorização imobiliária é grande e com certeza você ganhará uma quantia maior do que gastou caso um dia decida vender a residência.

Construir um sobrado: o que levar em consideração

Ao construir um sobrado alguns pontos fundamentais precisam ser observados para evitar futuras dores de cabeça. Dentre eles está a dimensão da área. Embora esse estilo de estrutura possa ser aplicado em metragens pequenas, certos terrenos são estreitos demais para um sobrado.

Outro ponto que precisa ser levado em consideração além da área de construção é a vizinhança. Ter um sobrado pode proporcionar cômodos mais arejados e vistas privilegiadas, por isso, não faz sentido ter um em meio a prédios ou em setores majoritariamente comerciais, por exemplo.

Além disso, ao comprar o terreno atente-se a sua topografia, ou seja, os traços da superfície do terreno. Isso é importante porque alguns lotes não suportam a estrutura para determinada obra, algo que depende muito de análise. Por isso, antes de comprar o lote, consulte um engenheiro e tire todas as dúvidas com ele. 

Dicas para construir um sobrado

Construir um sobrado pode ser uma ótima opção para quem deseja mais conforto para toda a família. Assim, algumas dicas podem ser úteis para te inspirar no seu projeto.

Consulte as especificações da prefeitura

Como já dissemos, é possível construir um sobrado até em terrenos pequenos. Porém um ponto muito importante antes de iniciar a obra é consultar as especificações da prefeitura do município em que o terreno se encontra e contratar um engenheiro com ART (Atestado de Regularidade Técnica) para supervisionar a construção.

Aproveite para construir áreas de lazer

Um sobrado é uma ótima forma de montar o projeto do seu lar da forma que você deseja. Para isso consulte os profissionais necessários, para que você tenha uma boa experiência para preparar o seu novo lar. Assim, é possível aproveitar melhor os espaços e até mesmo construir um espaço gourmet, com piscina ou churrasqueira.

Se o espaço disponível for pequeno, não descarte a ideia de um projeto de casa bonita e bem organizada que aproveite bem os espaços. Com a ajuda de um profissional é possível definir um estilo que combine com você e com móveis planejados ideais para o espaço disponível.

Cogite acrescentar um andar

Essa dica vale para quem comprou uma casa grande e deseja transformá-la em um sobrado. Saiba que isso não é impossível. Contudo, é preciso contar com o apoio de um profissional certificado com ART para que avalie o terreno e a construção e determine se é possível acrescentar mais um andar.

Comprar ou construir um sobrado pode ser uma boa ideia

Projetado com espaços de muita comodidade, amplos e versáteis, além de possuírem uma vantagem quanto ao melhor aproveitamento do terreno, um sobrado é uma ótima opção para a família. Eles podem ser projetados em estilos diferentes, valorizando o estilo de vida de seus moradores. Além disso, não existe uma regra quanto ao número de pavimentos de um sobrado, podendo ter dois ou três andares e em alguns casos até mesmo um sótão.

Devido a separação das áreas, os sobrados costumam ter maior privacidade e conforto. Este tipo de moradia é bastante conhecida e pode ser encontrada no portal da Casa Mineira Imóveis. Confira nosso portal e encontre o imóvel ideal para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.