Título de Capitalização: O meio mais rápido de alugar o seu imóvel

Para quem pretende alugar um imóvel sem fiador, além do seguro fiança, há também a possibilidade de contratar um título de capitalização.

O título de capitalização é um produto vendido por uma seguradora, cujo valor aplicado fica retido por um prazo determinado na conta da companhia de seguros, semelhante a uma caução.

Título de Capitalização: O meio mais rápido de alugar imóvel

 

A modalidade já é utilizada por mais de 20% da base de clientes da Casa Mineira como garantia de locação, e vem se tornando cada dia mais popular! O grande destaque está na agilidade do processo, uma vez que basta uma simples comprovação de renda sem necessidade de análise cadastral minuciosa.

Leia mais: Quais são as etapas para alugar um imóvel

Como funciona o título de capitalização como garantia para o contrato de locação?

O título de capitalização funciona como uma caução na qual, caso o inquilino fique inadimplente ou não cuide da conservação do imóvel, o proprietário pode requisitar o resgate e usá-lo para pagar as dívidas existentes.

Caso não haja nenhum problema durante a locação e o inquilino cumpra com todas as suas obrigações do contrato, este poderá resgatar o valor integral do título ao final da locação, corrigido pela Taxa Referencial (TR) vigente.

 

Quanto custa titulo de capitalização

Quanto custa o título de capitalização?

O valor do título de capitalização como garantia para contratos de locação pode variar de acordo o valor do aluguel e dos encargos, como condomínio e IPTU.

Em BH, a maioria das imobiliárias e proprietários exigem que o valor do título corresponda a, pelo menos, 12 vezes o valor do aluguel mais condomínio e IPTU.

Quais as vantagens para o inquilino?

  • Dispensa a necessidade do fiador;
  • Maior agilidade na análise e liberação do contrato;
  • Basta uma simples comprovação de renda sem análise cadastral minuciosa;
  • Serviços de assistência residencial gratuita, incluindo chaveiro, vidraceiro, eletricista, encanador, assistência para computador, conserto de eletrodomésticos, entre outros;
  • Resgate integral do valor do título corrigido ao final do contrato;
  • Dois sorteios por mês, realizados pela Loteria Federal, concorrendo ao valor do título em dinheiro.

Quais as vantagens para o proprietário?

  • Em caso de inadimplência ou de danos ao imóvel  por parte do inquilino, é fácil para proprietário e imobiliária resgatarem o título para cobrir os prejuízos causados;
  • Mais uma opção de garantia para aumentar as chances de alugar o imóvel com agilidade.

Como resgatar o título de capitalização?

O resgate do título de capitalização é muito simples e pode ser realizado após a rescisão do contrato de locação com a liberação do proprietário ou da imobiliária.  

Também é possível resgatar o título a qualquer momento, antes do término do contrato de locação, seja para rescindir o contrato de aluguel ou alterar a modalidade de garantia com a imobiliária.

Atenção: O título tem um prazo determinado que pode ser de 12 ou 15 meses. Caso o resgate seja feito antes desse prazo, o inquilino não receberá 100% da reserva aplicada.

É possível transferir o título de capitalização?

Sim. Se você já tem um título, pode transferi-lo para alugar um novo imóvel, desde que haja a liberação da caução pela imobiliária/proprietário.

 

 Transferir Título de Capitalização

O título de capitalização é a melhor opção para mim?

A escolha da melhor modalidade para a garantia de locação depende das necessidades e condições de cada um.

Na experiência da Casa Mineira, o título é uma excelente opção para as pessoas que não têm fiador, têm capital disponível e não desejam ter as despesas de contratar um seguro fiança.

Além disso, é a melhor opção para quem quer alugar um imóvel rápido. Na Casa Mineira, os inquilinos que optam pelo título de capitalização recebem as chaves do imóvel em menos de 24 horas após a contratação e aprovação do título.

Confira as outras modalidades de garantias de locação: seguro fiança e fiador

Qual é a documentação necessária?

Se o inquilino optar pelo título de capitalização como garantia do contrato, deverá apresentar apenas os documentos pessoais (RG, CPF), a ficha cadastral preenchida (pessoa física ou pessoa jurídica), comprovar renda superior a três vezes o valor do aluguel mais encargos (como condomínio e IPTU) e estar com o nome livre de restrições.

Assine nossa newsletter!

Receba em sua caixa de entrada as melhores dicas para comprar, vender e alugar com inteligência em BH.