Como funciona o Título de Capitalização para alugar imóvel? Entenda!

Para quem pretende alugar um imóvel sem fiador, além do seguro fiança, há também a possibilidade de contratar um título de capitalização para aluguel. Leia o artigo e entenda como funciona o título de capitalização para alugar imóvel!

O título de capitalização para locação de imóvel é um produto vendido por uma seguradora, cujo valor aplicado fica retido por um prazo determinado na conta da companhia de seguros, semelhante a uma caução. A modalidade já é utilizada por mais de 20% da base de clientes da Casa Mineira como garantia de locação, e vem se tornando cada dia mais popular!

O grande destaque está na agilidade do processo, uma vez que basta uma simples comprovação de renda sem necessidade de análise cadastral minuciosa.

Continue lendo para descobrir:

Como funciona o título de capitalização para alugar imóvel?

O título de capitalização para alugar imóvel funciona como uma caução no qual, caso o inquilino fique inadimplente ou não cuide da conservação da propriedade, o proprietário pode requisitar o resgate e usá-lo para pagar as dívidas existentes.

Caso não haja nenhum problema durante a locação e o inquilino cumpra com todas as suas obrigações do contrato, este poderá resgatar o valor integral do título ao final da locação, corrigido pela Taxa Referencial (TR) vigente.

Quanto custa o título de capitalização para alugar imóvel?

O valor do título de capitalização como garantia para contratos de locação pode variar de acordo o valor do aluguel e dos encargos, como condomínio e IPTU.

Em BH, por exemplo, a maioria das imobiliárias e proprietários exigem que o valor do título corresponda a, pelo menos, 12 vezes o valor do aluguel mais condomínio e IPTU.

Quais as vantagens do título de capitalização para o inquilino?

Existem diversas vantagens para um inquilino utilizar um título de capitalização em seu aluguel. Algumas delas são:

  • O título de capitalização para aluguel dispensa a necessidade do fiador;
  • Oferece maior agilidade na análise e liberação do contrato;
  • Basta uma simples comprovação de renda, sem análise cadastral minuciosa;
  • Inclui serviços de assistência residencial gratuita, incluindo chaveiro, vidraceiro, eletricista, encanador, assistência para computador, conserto de eletrodomésticos, entre outros;
  • Resgate integral do valor do título mais correção pela Taxa Referencial ao final do contrato;
  • Oportunidade de participar em dois sorteios por mês, realizados pela Loteria Federal, concorrendo ao valor do título em dinheiro.

Quais as vantagens do título de capitalização para o proprietário?

  • Em caso de inadimplência ou de danos ao imóvel por parte do inquilino, é fácil para proprietário e imobiliária resgatarem o título para cobrir os prejuízos causados;
  • Mais uma opção de garantia para aumentar as chances de alugar o imóvel com agilidade.

Como resgatar o título de capitalização para aluguel?

O resgate do título de capitalização para aluguel é muito simples e pode ser realizado após a rescisão do contrato de locação com a liberação do proprietário ou da imobiliária.  

Também é possível resgatar o título a qualquer momento, antes do término do contrato de locação, seja para rescindir o contrato de aluguel ou alterar a modalidade de garantia com a imobiliária.

Atenção: o título tem um prazo determinado que pode ser de 12 ou 15 meses. Caso o resgate seja feito antes desse prazo, o inquilino não receberá 100% da reserva aplicada.

Leia mais: Quais são as etapas para alugar um imóvel

É possível transferir o título de capitalização para alugar imóvel?

Sim. Se você já tem um título, pode transferi-lo para alugar um novo imóvel, desde que haja a liberação da caução pela imobiliária/proprietário.

O título de capitalização para aluguel é uma boa opção para mim?



A escolha da melhor modalidade para a garantia de locação depende das necessidades e condições de cada um. Na experiência da Casa Mineira, o título é uma excelente opção para as pessoas que não têm fiador, têm capital disponível e não desejam ter as despesas de contratar um seguro fiança.

Além disso, é a melhor opção para quem quer alugar um imóvel rápido. Na Casa Mineira, os inquilinos que optam pelo título de capitalização recebem as chaves do imóvel em menos de 24 horas após a contratação e aprovação do título.

Confira as outras modalidades de garantias de locação: seguro fiança e fiador

Qual a documentação necessária no título de capitalização para aluguel?

Se o inquilino optar pelo título de capitalização como garantia do contrato, deverá apresentar apenas os seguintes documentos:

  • os documentos pessoais, como RG e CPF;
  • ficha cadastral preenchida (pessoa física ou pessoa jurídica);
  • comprovação de renda superior a três vezes o valor do aluguel mais encargos (como condomínio e IPTU);
  • estar com o nome livre de restrições.

E, com isso, ficamos por aqui! Gostou do artigo? Continue aprendendo com o blog Casa Mineira!

alugar apartamento

19 respostas para “Como funciona o Título de Capitalização para alugar imóvel? Entenda!”

  1. […] Essa é a opção mais parecida com a caução, pois é feita a aquisição de um título de capitalização junto a uma seguradora ou instituição financeira após a assinatura do contrato, no início […]

  2. Salvador pagano Neto disse:

    É fácil nada dê resgatar o título de capitalização a imobiliária está enrolado muito pra liberar e a caixa econômica federal também

  3. Hércules disse:

    O valor do título de capitalização de aluguel é pago no total ou pode ser parcelado?

  4. Daiane Almeida de Souza disse:

    E para quem tem score baixo

  5. Tempo de resgate do título de capitalização vigente em lei

  6. MUITO BOA A EXPLICAÇÃO, ESPECIALMENTE PRA MM QUE NÃO SABIA COMO SE PROCEDIA COM O TITULO DE CAPITALIZAÇÃO.

    MUITO OBRIGADO.

    BOA TARDE.

    BENEDITO

  7. MARCO ANTONIO PIRES DE ALMEIDA disse:

    Como é calculado o valor da capitalização, para não ser inviável para o condômino e garantidor para o proprietário?

  8. […] locação escolher. Afinal, embora a modalidade mais utilizada seja o fiador, com 50% do mercado, o título de capitalização e o seguro fiança oferecem diferenciais que podem ser interessantes para quem pretende fechar o […]

  9. LENI CAMPOS AKCELRUD disse:

    Como proceder para usar o recurso do título de capitalização?
    preciso contratar um despachante, ou corrretor?
    poderia me indicar uma corretora?
    moro em Curitiba

  10. […] serão aceitas. Elas podem ser desde a mais conhecida como o fiador, ou as menos usuais como os títulos de capitalização de aluguel. Essas opções não influenciam diretamente no valor do imóvel, mas tornam a propriedade mais […]

  11. Miriam disse:

    À imobiliária pode impor que o locatário faça o título capfiador com determinada corretora a qual escolherá a seguradora? Isto se chama venda casada e a prática é ilegal? Fiz um um capfiador dentro da modalidade q comento acima para período de 15 meses e já se passaram os 15 meses e encerrei a locação e a imobiliária quer que eu assine o doc de contrato do resgate mas vi que no mesmo indica um valor a menor do que dispus na ocasião para o capfiador, como devo proceder?

  12. Almir Souza disse:

    Resgate integral do valor do título mais correção pela Taxa Referencial ao final do contrato;

    Dentre as Vantagens para o inquilino, consta a vantagem acima.

    Pode acontecer o imquilino receber menos de 100% do valor aplicado, após o final do contrato?

  13. E se o contrato for de 30 meses e o inquilino quizer
    desocupar no final de 12 meses perde dinheiro?
    No caso aqui aluguel 800 Reais e depositado na
    capitalizacao 2400 Reais

  14. Luciano Granja disse:

    Caro Daniel
    Gostaria de contribuir com seu texto, pois acho que ele não foi totalmente fiel com a realidade do título de capitalização. Faltou dizer que a entidade financeira fica com um percentual do dinheiro, que na Porto Seguro é de cerca de 10%. Chamada de “cota de carregamento”, o inquilino perderá este dinheiro, que será tomado pela instituição financeira a título de pagamento dos custos da operação. Portanto, não é verdade que o inquilino irá “…resgatar o valor integral do título…” se a intenção é dizer que o inquilino irá resgatar todo o dinheiro colocado: receberá cerca de 90% dele. No BB é ainda pior, pois a cota de carregamento é maior, 12%.

  15. Marco Antonio disse:

    Se eu posso rescindir o contrato do aluguel no meio do ano de vigência, posso também resgatar o título de capitalização na entrega do imóvel sem pagar a multa, ou devo esperar até o aniversário do título?

  16. PEDRO SANTOS DE OLIVEIRA disse:

    Opção interessante. Mas gostaria de saber, no caso do atual locador vender o imóvel, o que precisa ser feito para transferir a garantia ao NOVO LOCADOR?
    Um novo contrato, ou basta um aditamento? Junto à seguradora, o que preciso ser feito caso ocorra tal mudança? Obrigado

  17. VALERIA C SANTOS disse:

    Falando como locadora, temos visto que todas as exigências a serem feitas nas locações, só podem ocorrer antes da efetiva entrega de chaves. Passada essa fase o locatário não tem compromisso algum de atender a qualquer pedido do locador. Em uma locação cujo prazo pactuado no titulo seja por exemplo de 30 meses, se o locatário seguir na locação e não quiser renovar o titulo, o locador fica sem garantia alguma.

  18. Carlos Eduardo Baethgen disse:

    Boa tarde. Efetuei um contrato de loca”ao por 12 meses que foi prorrogado ficando por prazo indeterminado. Foi garantido por titulo de capitaliza”ao. A rescis”ao do contrato ocorreu 3 anos e meio apõs a contrata”ao, Recebi valor menor que o deposito. N”ao houve resgate antecipado, portanto, O correto seria receber o valor corrigido.

  19. André disse:

    E quando o proprietário fica enrolando pra assinar o resgate? E a imobiliária também não está nem aí…Já se passou quase 1 mês e nem assinaram.
    O que pode ser feito?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *