Utensílios de cozinha: veja a lista dos 15 itens que não podem faltar

Está se preparando para morar sozinho e não sabe como montar a sua cozinha? Confira neste artigo uma lista de utensílios de cozinha indispensáveis.

Morar sozinho é um grande passo para muitos jovens e uma das partes mais complicadas do processo envolve mobiliar o seu imóvel. Esse processo demanda que você obtenha de imediato tudo que é imprescindível para que sua rotina aconteça. Desse modo, os utensílios de cozinha são essenciais, já que você precisará cozinhar.

Pense sempre na funcionalidade da sua cozinha antes de adquirir qualquer item. Eles precisam tornar o seu dia a dia prático e simplificar o preparo dos alimentos. Por isso, preparamos uma lista com os acessórios de cozinha básicos que é importante que toda casa tenha.

Quais utensílios de cozinha você precisa?

Definir quais itens de cozinha são os ideais para você dependerá muito do seu estilo de vida. Você é uma pessoa que cozinha bastante? Costuma receber amigos e familiares em casa? Pense no que será necessário para que você cozinhe no seu dia a dia e ainda sirva de maneira adequada os seus convidados.

O segundo passo é analisar o seu orçamento e compreender o seu espaço disponível. Se você mora em um apartamento compacto, por exemplo, não adianta de nada comprar todos os equipamentos disponíveis na loja se não terá lugar para armazená-los. Também não vale estourar o orçamento só para comprar uma panela elétrica, por exemplo. Outro ponto muito importante é compreender que muitos desses acessórios você irá adquirir com o tempo, portanto, se atente apenas ao indispensável para o momento.

A dica é apostar em instrumentos versáteis que te permitam cozinhar as suas refeições do dia a dia e ainda assim se arriscar em uma receita mais elaborada vez ou outra. Além disso, é muito importante definir o que é essencial e o que apenas facilitaria a sua rotina. Essa dica é muito importante principalmente para quem possui orçamento reduzido.

15 itens de cozinha que são essenciais

Como dito, a lista de utensílios essenciais vai variar de pessoa para pessoa, do quanto ela costuma utilizar a sua cozinha, receber visitas, além de suas preferências pessoais. Assim, preparamos uma lista com os itens mais tradicionais:

Eletroportáteis

Quando pensamos em eletrodomésticos para uma cozinha, as primeiras coisas que nos vêm à mente são o fogão e a geladeira. Contudo, além deles, alguns eletroportáteis são essenciais para o preparo de diversos alimentos. Dentre estes podemos citar:

·         Batedeira

·         Micro-ondas

·         Liquidificador

·         Filtro de água

Aqui, você também pode incluir panelas e fornos elétricos, além de torradeiras e balança de cozinha. Tudo vai depender das suas necessidades.

Além disso, a escolha dos modelos também é muito importante. Leve em consideração quantas pessoas utilizarão o aparelho, sua potência e funcionalidades. Mais uma vez, conhecer bem sua rotina e necessidades é fundamental para acertar na escolha.

Panelas

As panelas estão entre as principais aquisições quando falamos em utensílios de cozinha, afinal, não é possível cozinhar sem elas. A dica é investir em panelas de inox de qualidade para que durem bastante tempo. Contudo, caso não seja possível investir nesse material devido ao valor elevado, evite as de alumínio. Ela libera metais pesados na comida e exige mais cuidados na hora da higienização.

As panelas antiaderentes também são muito procuradas. Elas oferecem muita facilidade já que dispensam o uso de gordura, aquecem rapidamente e são mais fáceis de limpar. São indicadas para o preparo de alimentos delicados como peixes e ovos. Contudo, é importante se atentar aos utensílios utilizados para o manuseio da comida nessas panelas. O indicado é que eles sejam de silicone para que ela não libere politetrafluoretileno (PTFE), que é tóxico para a saúde. Além disso, você pode optar por uma panela de ferro, vidro ou cerâmica.

Assim, a indicação é que você obtenha:

·         1 jogo de panelas (com frigideira sem tampa e 3 panelas, no mínimo, com tampas);

·         1 panela de pressão;

·         1 frigideira antiaderente pequena;

·         1 leiteira;

Para o jogo de panelas, é comum que as marcas ofereçam os kits com diferentes modelos, mas caso opte por adquirir esses itens separadamente é importante compreender a função de cada um:

Panela com cabo: modelo usado para frituras e cozimento, com um diâmetro funcional para a maioria dos processos.

Frigideiras: prefira as versões com revestimento antiaderente;

Caçarolas ou caldeirões: usados para pratos cozidos, ensopados e carnes assadas lentamente.

Facas, cortadores e abridores

Além dos eletrodomésticos e das panelas, é preciso incluir na lista de utensílios de cozinha facas, cortadores e abridores. São itens essenciais e para começar a equipar a sua casa não é preciso de muitos. Opte pela melhor faca do chef que puder além de uma faca menor para descascar legumes. Se quiser investir nesse item é importante conhecer os modelos e usos:

Faca do chef: permite cortar vários tipos de alimentos;

Faca de desossar: faca menor destinada a remover ossos e peles, sendo muito usada para aves e peixes;

Faca de cutelo: destinada ao corte pesado, ideal para carnes e outros itens mais duros;

Faca de corte e entalhe: semelhante à do chef, porém mais fina;

Faca de aparar: faca menor usada para cortar legumes, picar alho ou descascar frutas

Além disso, é preciso incluir:

·         Abridor de latas;

·         Chaira

Neste item é muito importante incluir na sua lista de compras uma chaira. Uma faca cega, além de atrasar o preparo dos alimentos ainda pode ser perigosa. Para isso, a chaira é uma maneira prática de assentar o fio das facas sempre que necessário.

Talheres

Os talheres são indispensáveis em uma cozinha já que é impossível viver sem eles. Você pode optar por comprar todos de uma vez em um faqueiro e assim é muito importante verificar se ele conta com:

·         Garfos, facas e colheres (sopa, sobremesa, café e chá);

·         Facas de churrasco ou grelhados;

·         Colher básica de serviço (pegar arroz e massas curtas);

·         Concha para feijão e caldos;

·         Espátula para bolos.

Quanto ao tamanho do faqueiro, mais uma vez o que influenciará na sua escolha será o seu estilo de vida. Os menores deles contam com 24 peças, o que é ideal para quem mora sozinho e não costuma receber muitas pessoas. Enquanto isso, os maiores oferecem até 130 peças, o que pode atender até as famílias mais numerosas.

Invista sempre em talheres de bom material e alta durabilidade. O indicado é que você opte por marcas que você conheça e que ofereça utensílios confortáveis para uso.

Utensílios para servir os alimentos

Sua lista já conta com os principais utensílios de cozinha para o preparo dos alimentos e agora é hora de definir os itens para servi-los. Os pratos podem ser comprados separadamente ou em conjunto em um jogo de jantar. O ideal é comprar dois conjuntos, um para o dia a dia e um para servir convidados.

Quanto aos materiais, o mercado oferece diversas opções. Os mais usados são os de cerâmica e porcelana, sendo este o mais comum. A porcelana é conhecida por ser mais delicada e requintada enquanto a cerâmica é muito resistente e pesada, porém apresenta maior permeabilidade que a porcelana.

Para o dia a dia, os pratos de vidro são os mais utilizados devido ao seu custo-benefício. Eles são bastante resistentes e duráveis, além de apresentarem um valor menor quando comparado aos de cerâmica e porcelana.

Assim, confira se o seu jogo de jantar possui os pratos mais básicos, fundo, raso e de sobremesa. Hoje, também é possível encontrar conjuntos que venham com prato de pão, salada e massas. Contudo, não é necessário adquirir esses kits maiores caso more sozinho ou sua família seja pequena.

Além dos pratos, podemos incluir na lista os seguintes itens de cozinha:

·         Bandejas;

·         Garrafa de vidro para colocar água na geladeira;

·         Garrafa térmica para café;

·         Saladeiras;

·         Tigelas (de tamanhos variados).

Utensílios de cozinha: itens que facilitam o dia a dia

Adquirir utensílios de cozinha muitas vezes vai muito além de apenas garantir materiais que te permitam cozinhar. Isso porque, é possível preparar ótimas refeições com muito pouco. Essa informação é ótima para quem possui poucos recursos para equipar a cozinha. Além dos materiais citados, ainda podemos incluir:

·         Coador de café;

·         Queijeira;

·         Toalhas de mesa e jogos americanos;

·         Copos de tamanhos variados;

·         Taças de vinho;

·         Potes para sal, açúcar, feijão, arroz etc.;

·         Porta condimentos;

·         Porta detergente e sabão;

·         Bowls de vários tamanhos;

·         Avental;

·         Descanso de panela (de acordo com o tamanho e a quantidade de panelas que você tem);

·         Lixeira;

·         Xícaras.

Contudo, o mercado está cheio de itens que, apesar de não serem essenciais, modificaram o ato de cozinhar, facilitando o dia a dia. Dentre eles podemos o açucareiro, rodinho de pia, pregador para embalagens, espremedor de alho, cortador de pizza e muitos outros. Esses materiais, contudo, não são imprescindíveis e podem ser adquiridos ao longo do tempo. 

encontre-seu-apartamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.