O segredo dos imóveis valorizados: dicas para passar na frente da concorrência
Valorizar seu imóvel pode ser mais simples do que você pensa.
Vamos a uma situação:
“Estou vendendo o meu apartamento! Completo, 3 quartos, suíte, vista panorâmica e muito bem localizado. É o bairro mais promissor da cidade e o preço não poderia ser melhor! Nem preciso anunciar. Sei que a demanda é grande por aqui, mas ele é mesmo diferenciado!
Reforma? Não; vivi 6 anos da minha vida desse jeito! Ele já tem tudo o que você precisa, pode acreditar!
Com esse cenário, pensei que em algumas semanas choveriam visitas e, consequentemente, a venda era só uma questão de tempo.
Todavia, voltando para casa depois de um dia cansativo, entro no elevador e me deparo com o corretor e um possível casal de compradores, mas não para o meu imóvel, o que se repetiu durante vários dias.
Eu tinha um concorrente!
Não demorou muito para descobrir de qual apartamento se tratava. Na internet? Estava em toda parte! Curiosamente, ele parecia diferente, ainda que com a mesma planta de engenharia. E não só pelo preço. Em alguns cômodos eu tinha a sensação de estar em um prédio completamente diferente.
Não deu outra: chuva de visitas! E em pouco tempo eu já tinha novos vizinhos!”
Se identificou? A sensação com certeza não deve ser a mais agradável...
Por isso, as próximas dicas podem ser cruciais para acelerar o seu objetivo de vender um imóvel e garantir alguns passos na frente da concorrência. Afinal, na hora de vender, o seu imóvel passa a ser um produto e a concorrência precisa te motivar a ser melhor.
Em seu livro, “A arquitetura da felicidade”, o filósofo Alain Botton fala que o estilo, ambiente e aparência de cada construção influenciam profundamente as pessoas. Eles têm a capacidade de afetar a sensibilidade, o humor e até mesmo a personalidade de quem ali se encontra.
Levando para a prática, causar uma boa primeira impressão e estar atento aos fatores que valorizam o imóvel, são requisitos cruciais para a venda.
Como fazer isso? Vamos as dicas:
1 - Reformas para valorizar o imóvel
Em muitos casos, o possível comprador terá uma única oportunidade para conhecer o seu bem e, quando isso acontecer, é importante que você não perca a chance de impressionar.
Entendemos que o seu apartamento seja perfeito para você, mas a proposta não é, exatamente, que ele deixe de ser seu?
Uma analogia interessante de se fazer é comparar o seu imóvel a um quarto de hotel. No geral, a grande maioria é bastante impessoal e por isso, conseguem agradar diferentes perfis.
Logo, se necessário, avalie a possibilidade de uma simples reforma. Cores neutras e pequenos reparos podem valorizá-lo. Quanto mais homogeneidade melhor, então, tome cuidado com o excesso. Nem sempre o seu ideal de decoração é o mesmo do comprador. É clichê, mas acredite, faz toda diferença!
Optando pelo neutro você minimiza as chances de erro e não gasta “rios” de dinheiro em uma reforma que não poderá ser somada ao preço de venda. As melhorias agilizam a negociação, porém, não se recupera o valor investido somando-o ao de avaliação do imóvel. Isso faria com que o mercado não o absorvesse, ou seja, prejudicaria a venda. As avaliações se dão pelo preço que o mercado absorve cada um destes imóveis e está diretamente ligada a questões como localização, vaga, e não pelo estado de reforma.
Vale também ficar atento à organização, principalmente no ato da visita de um possível comprador e na hora de tirar as fotos para o seu anúncio. Em 90% dos casos, o interesse ocorre primeiro pela web, onde as fotos são a “vitrine”.
2 - O Preço desvaloriza um imóvel?
Vencer os concorrentes e estar sempre à frente é um desafio e tanto, porém, ganha-se muitas posições quem já consegue enxergar o preço como um dos fatores de valorização da casa ou apartamento.
Uma avaliação incorreta ou mesmo a fixação de um preço acima do mercado podem favorecer a venda de outros imóveis semelhantes ao seu, mas que estão coerentes com o preço avaliado. Ou seja, na hora de comparar, dependendo da variação, o seu imóvel pode “ajudar” a vender o do concorrente, caso este esteja com o preço muito acima.
Se você não acompanha a movimentação do mercado e os investimentos públicos para a sua região, provavelmente será um risco propor um valor para a venda.
No geral, as imobiliárias possuem comitês especializados, que levam para a tomada de decisão os mais variados critérios (tendências de procura, localização, particularidades, valor de venda ou locação de imóveis similares), discutidos cautelosamente por vários profissionais.
Uma sugestão é fazer uma análise inicial dos preços já praticados no seu bairro ou mesmo, descobrir quanto vale o seu. Mas, lembre-se: o papel do corretor para auxiliar na avaliação continua sendo fundamental. Há detalhes que só podem ser identificados pessoalmente e interferem consideravelmente no preço final.
3- Faça parcerias que também valorize
Valorizar o seu bem é também saber vendê-lo. Tradicionalmente, um comprador se interessa por imóveis localizados na região onde mora ou passaram a maior parte de suas vidas, por isso, uma empresa e/ou corretor que a conheça, terá maiores chances na hora de apresentá-lo a um possível interessado.
Além disso, saber qual a estrutura e perfil de quem está trabalhando a venda e o compromisso dela com a sua necessidade pode mudar os rumos de sua negociação.
Ah! E não se esqueça, caso sua chave não esteja disponível na imobiliária, ao menos reserve um horário para receber os possíveis compradores. Uma sequência de “não”, pode fazer com que estes percam o interesse, assim como o próprio intermediador opte por outro imóvel, mais fácil de visitar.
4 - Divulgue, mas, com moderação
A Divulgação por muitas imobiliárias não garante uma venda mais rápida. Ao contrário, ela poderá tumultuar o processo e passar ao comprador a sensação de que o proprietário está com dificuldades financeiras e “desesperado para vender”. Assim, os compradores acabam fazendo uma oferta menor que o valor deste imóvel no mercado. Ou seja, desvaloriza!
O motivo lógico para essa divulgação intensa, é o receio de não ter um número satisfatório de clientes interessados - o que é compreensível. No entanto, este risco é maior quando se divulga o imóvel em imobiliárias de pequeno porte ou pouco conhecidas. Optando por uma imobiliária de grande porte e com bom histórico na realização de seus negócios, você não só minimiza esse perigo como agrega valor e valoriza o imóvel.
Além disso, vale se atentar às normas estabelecidas pelo código de postura de BH. A lei nº 10.893/2015, que, por exemplo, limitou em duas o número de placas por imóvel anunciado.
5- Valorize estar no lugar certo
Poucas pessoas sabem, mas as maiores imobiliárias possuem parcerias com os principais portais imobiliários, com o objetivo de ampliar o alcance das divulgações e maximizar as possibilidades de venda, sem custo ao vendedor.
Em 2017, os portais imobiliários tiveram um aumento de 14% na audiência alcançando mais de 5 milhões de visitantes por mês.
É claro que, cada casa ou apartamento tem sua particularidade - lazer, projeto de iluminação, revestimento de qualidade, jardim e decoração planejada por arquiteto podem, sim, fazer a diferença e valorizar o seu bem. Contudo, existem diversos compradores, para cada um deles um diferente estilo e, claro, diferenças no “poder de compra”.
Por isso, busque ser atraente para o seu público alvo fazendo melhorias sem alto custo, neutras, que não comprometam a negociação e, principalmente, saiba usar a concorrência a seu favor!
O mercado imobiliário tem se movimentado de maneira rápida e a experiência do comprador em seu imóvel é crucial para alcançar o seu objetivo.